terça-feira, 3 de abril de 2007

Verdades inconvenientes


Clique na imagem ou aqui para ver e ouvir Jon Stewart.

Há pouco mais de uma semana uma comissão do Congresso norte-americano teve uma sessão memorável sobre a interferência da administração Bush em questões científicas que concernem ao clima, nomeadamente ao aquecimento global. O discurso de abertura do chairman da comissão Henry A. Waxman é revelador:

«Desde a primeira sessão em 30 de Janeiro recebemos para cima de oito caixas de documentação do Conselho para a Qualidade do Ambiente da Casa Branca. A recolha de informação ainda não está completa. Mas alguma da informação que a Comissão obteve é perturbadora. Sugere que pode ter existido um esforço concertado dirigido pela Casa Branca para enganar o público acerca dos perigos de alterações climáticas a nível global».

O video da sessão e as transcrições dos testemunhos ouvidos podem ser encontradas aqui. O testemunho de Philip Cooney, que dirigiu o dito Conselho para a Qualidade do Ambiente - depois de ter trabalhado 15 anos no American Petroleum Institute - é deveras interessante. Cooney, que nem remotamente pode ser descrito como um cientista, trocou a posição na administração Bush por um lugar na ExxonMobil após ter sido divulgado que «temperara» q.b. três relatórios que apontavam o perigo do aquecimento global. Está disponível um pdf contendo o testemunho de Cooney, que admite ter diluído os referidos relatórios já que «A minha única lealdade remetia-se ao presidente e às políticas da sua administração».

Al Gore testemunhou igualmente perante a comissão, com repercussões sortidas nos media americanos. Acho igualmente interessantes as reacções de alguns congressistas que o vídeo evidencia...

1 comentário:

Palmira F. da Silva disse...

A sessão intitulava-se "Allegations of Political Interference with the Work of Government Climate Change Scientists." em que a interfer~encia dizia respeito a alteração de relatórios científicos e "other actions to minimize the significance of global warming."

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...