terça-feira, 17 de abril de 2007

O OLHO CHEIO


Regressado a Lisboa, depois de viagens a Bolonha e a Edimburgo, uma amiga pergunta-me o que mais me encheu o olho lá fora. É fácil: as fabulosas aguarelas da pintora e naturalista alemã Maria Sibylla Merian (nascida em Frankfurt, onde em tempos estudei). Merian (1647-1717) foi uma extraordinária mulher pioneira no estudo "in loco" da fauna do Suriname, na América do Sul. A "Queens Gallery" de Edinburgh tem patente a exposição "Amazing Rare Things. The art of Natural History in the Age of Discovery" (dirigida por David Attenborough) onde vários originais dela aparecem ao lado dos de Leonardo da Vinci. E ela ganha!

Na imagem: "Pássaro com serpente". Agaurela para o livro "Metamorphosis insectorum Surinamensium", 1705.

3 comentários:

António Parente disse...

Parece-me que o quadro mudou de lugar e de tamanho. Há alguma explicação científica para isso ? Foi uma deslocação aleatória, devida ao acaso?, Ou, quiçá, o sobrenatural passou por aqui?

Carlos Fiolhais disse...

Não fui eu, juro! Será uma ave mágica?...

Anónimo disse...

Lindo

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...