domingo, 29 de março de 2009

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo


Vale a pena ler

Título: As Sete Maravilhas do Mundo Antigo - Fontes, Fantasias e Reconstituições
Organização: José Ribeiro Ferreira & Luísa de Nazaré Ferreira
Editora: Edições 70
Ano: 2009

Este livro “propõe uma revisita pelas realizações monumentais que foram sendo escolhidas pelos Antigos como as Sete Maravilhas de então: as Pirâmides de Gize (ou Guiza), os Jardins Suspensos de Babilónia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Mausoléu de Halicarnasso, o Artemísion de Éfeso, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria - o Senhor Sete que atravessa e marca presença nas diversas culturas ao longo dos tempos.
Como guias, há a companhia segura dos textos dos autores antigos (as fontes) e o remanescente do que a usura do tempo nos tirou e que as escavações arqueológicas nos vêm legando e procuram aclarar. Há ainda as ilustrativas imagens das reconstituições, onde não falta sequer a cada passo, em algumas delas, a fantasia de autores e pintores que, desaparecidas essas obras na voracidade do tempo, as tenta recriar com recurso à imaginação. Há também, e sobretudo, os estudos sérios que procuram descrever e interpretar obras que tanto espicaçaram a invenção e a fantasia da mente humana, ao longo dos tempos."

JOSÉ RIBEIRO FERREIRA

3 comentários:

Eliana Mara Chiossi disse...

Meu nome é Eliana Mara Chiossi.
Encontrei este blog ao procurar material sobre Ponge, que estou conhecendo há pouco e aos poucos, e isso me levou a Lucrécio. Não tenho ainda o poema de Lucrécio em português.
Aqui dá para encontrar muita informação interessante.
Um abraço a todos

beatriz disse...

eu sou beatriz salvador(ba) tenho 11 anos eu entrei sobre as sete maravilhas do mundo antigo? eu moro em pirajá eu sou conhecida aqui em pirajá? bjos

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Estudo de mérito e período.

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...