sábado, 11 de setembro de 2010

Prémio espanhol para novo livro da série Ciência a Brincar


Informação do jornal "ENSINO MAGAZINE":

"A final do concurso “Ciencia en Acción 2010” vai ter, uma vez mais, a participação de um trabalho produzido por docentes do IPCB. Trata-se do livro “Ciência a Brincar – Ciência no Tempo dos Nossos Avós” produzido pelas docentes do IPCB/Escola Superior de Educação Dolores Alveirinho, Helena Tomás e Margarida Afonso que foi seleccionado na modalidade de “trabajos de divulgación científica en soporte de papel”.

O referido trabalho, que entretanto vai ser publicado pela Editora Bizâncio, foi seleccionado para ser apresentado na final do concurso “Ciencia en Acción 2010”, que este ano terá lugar no IES Rosalia de Castro de Santiago de Compostela, de 1 a 3 de Outubro.

Considerando que “a tradição e a cultura são dimensões da vida humana que devem ser valorizadas, quer em contextos formais, quer informais, de aprendizagem”, as autoras do trabalho “Ciência a Brincar – Ciência no Tempo dos Nossos Avós”, defendem que “o objectivo central do livro é valorizar e dar a conhecer a cultura do país e algumas das suas tradições”.

O livro de Dolores Alveirinho, Helena Tomás e Margarida Afonso apresenta um conjunto de 15 actividades experimentais, pensadas e desenhadas pelas autoras, que procuram reviver as tradições e os contextos em que eram realizadas, fundamentadas e enriquecidas com explicações científicas, que, embora expressas de forma simples, respeitam o rigor e a coerência tão caras à ciência.

“Sabem como é que antigamente, quando não havia detergentes, se tiravam as nódoas de gordura da roupa? Por que é que se colocava a água em talhas de barro? Como se extraía o fio dos bonitos casulos feitos pelo bicho-da-seda? E como é que antes de termos luz eléctrica nas nossas casas se iluminava a noite?" Estas são algumas das questões a que as actividades que constam do livro “Ciência a Brincar – Ciência no Tempo dos Nossos Avós” procuram dar resposta. O livro apresenta sugestões finais com tarefas, materiais alternativos e informações que enriquecem e alargam o conhecimento sobre cada uma das tradições.

Para as docentes do IPCB Dolores Alveirinho, Helena Tomás e Margarida Afonso, “os destinatários do livro são crianças, educadores de infância, professores, animadores, pais e avós e todos aqueles que, em conjunto, queiram passar bons momentos – de lazer, de comunicação e de troca de sabedorias – em que diferentes gerações se encontram e se valorizam mutuamente, tendo como pano de fundo a cultura, a tradição e a ciência”.

O que é o programa

A “Ciencia en Acción é um programa organizado por diversas entidades espanholas, nomeadamente o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Real Sociedad Española de Física (RSEF) e Sociedad Geológica de España (SGE), cujo principal objectivo é trazer a ciência e a tecnologia, nos seus diferentes aspectos, ao público em geral.

Como objectivos mais específicos o concurso pretende, entre outros, encontrar ideias inovadoras para tornar a ciência mais atraente para os cidadãos; destacar a natureza internacional da ciência, contribuir para alargar os contactos e materiais científicos e informativos no contexto europeu; realizar materiais pedagógicos úteis e de qualidade (textos, imagens, vídeos, etc.) que ajudem a complementar os conteúdos curriculares para os diversos níveis educativos; fomentar nos educadores o interesse pela ciência de maneira activa para chegar aos estudantes nas aulas; mostrar a importância da ciência no progresso da sociedade e no bem estar dos cidadãos.

O concurso é principalmente direccionado ao ensino primário, secundário e professores universitários, pesquisadores, meios de comunicação científica, bem como a qualquer pessoa interessada no ensino de Ciências em Espanha ou em qualquer país de língua espanhola e portuguesa.

O projecto “Mundo da luz”, apresentado pelo docente do IPCB/EST, Rogério Dionísio, em 2007, foi o primeiro trabalho do IPCB seleccionado para a final do concurso “Ciencia en Acción”."

8 comentários:

Anónimo disse...

Tudo se ensina a brincar
quando há para isso talento,
mas é preciso actuar
na altura certa ou momento!

JCN

Anónimo disse...

Há para tudo oficinas,
seja lá para o que for:
só não há para compor
poesias genuínas!

JCN

Anónimo disse...

IPCB/Escola Superior de Educação? De certeza que não é engano? Não são eles todos uns ignorantes vagamente (de)formados em "ciências" da (des)educação? E apenas bachareis? Que sabem eles de ciencia?

Anónimo disse...

Para ensinar a brincar
é preciso muito engenho
seja física ou desenho
seja aquilo que calhar!

JCN

Anónimo disse...

Denegrir por denegrir
sem qualquer razão de ser
não devia produzir
satisfação nem prazer!

JCN

Anónimo disse...

O valor de uma pessoa
do seu curso não depende:
uma cera quando é boa
com qualquer fósforo acende!

JCN

Anónimo disse...

A brincar aprende-se? Ou será a estudar?

Anónimo disse...

Uma coisa não tira a outra, pá! JCN

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...