sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mainstream


Retomamos o destaque que que temos dado a coluna de opinião de J. L. Pio de Abreu no "Destak":

"O mainstream é um fenómeno que varre as sociedades contemporâneas. Consiste numa opinião que, repetida à exaustão, se instala como verdade e linha de orientação. Mas em geral é uma opinião sem fundamento nem submissão à lógica.

O mainstream é um produto dos clips televisivos, necessariamente curtos, onde a argumentação não pode ter lugar. Entre o ver e o falar pouco, é a imagem que produz a opinião. Esta instala-se em cada um como preconceito, mas é tomada como certeza inabalável.

O mainstream tem os seus heróis e os seus vilões. Os heróis são jovens brancos, bonitos, emotivos, encantadores e também manipuladores.

Os vilões são escolhidos entre aqueles que despertam inveja ou vingança, mas têm geralmente rugas ou qualquer outro defeito que se note bem. Se não têm, inventam-se com montagens fotográficas ou televisivas. O mainstream pode não corresponder à maioria das opiniões. Mas quem tem uma opinião diferente, cala-se. Se falasse, seria rapidamente maltratado e equiparado aos vilões.

O mainstream é feito por aqueles que berram ou têm palco. Mas dado que é, por sua natureza, imitação, ele apenas se repete. Quem anda no mainstream não tem tempo para ler, estudar ou investigar, pois passa o seu tempo a repetir.

O mainstream é fruto da ignorância e da preguiça mental. Mas confere aos ignorantes a oportunidade de terem um protagonismo que não teriam de outro modo."

José Luís Pio de Abreu

5 comentários:

Mário R. Gonçalves disse...

Ora aí está um artigo claramente "mainstream" :

preconceituoso, manipulador, berra ou tem palco, apenas se repete, fruto da ignorância e da preguiça mental. Mas confere aos ignorantes a oportunidade de ter um protagonismo que não teriam de outro modo

Anónimo disse...

O sr. Mário anda a apanhar bonés! JCN

Mário R. Gonçalves disse...

idem

Anónimo disse...

Já somos dois! JCN

Anónimo disse...

Se acaso aparecer mais alguém, sr. Mário, montamos uma chapelaria! JCN

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...