quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Livro da Consciência

Informação recebida da Temas e Debates sobre o novo livro de Damásio a sair a 24 de Setembro:

O Livro da Consciência
A construção do cérebro consciente
Edição: 2010
Páginas: 432
Editor: Temas e Debates
ISBN: 9789896441203
23,90€

Sinopse: Como é que o cérebro constrói uma mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?

Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humanos e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos. No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.

O Livro da Consciência constitui assim uma tentativa de debater as noções actuais nestes domínios. Uma obra magistral que nos deixa entrever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu duvido que algum dia
consiga o homem saber
em que consiste o seu ser
à margem da fantasia!

JCN

Anónimo disse...

Eu duvido que algum dia
o homem consiga saber,
fora da teologia,
em que consiste o seu ser!

JCN

Anónimo disse...

Versão preferível:

Eu duvido que algum dia
consiga o homem saber,
com selo de garantia,
o que veio cá fazer!

JCN

Anónimo disse...

Eu duvido que algum dia
consiga o homem vulgar
a conhecer-se chegar
com selo de garantia!

JCN

joão boaventura disse...

Estou curiosamente interessado na referência porque a associo a uma leitura da minha adolescência, mais precisamente "O futuro do espírito", do filósofo e biofisico Pierre Lecomte du Noüy (1883-1947), da Editora Educação Nacional, Porto, uma 3.ª edição, sem data e sem colofon.

A versão original, segundo consulta actual, é de 1941, pelo que a tradução de Cruz Malpique, da referência que possuo, será posterior.

Isto para dizer, a propósito do "Livro da Consciência", que Lecomte apresenta, a pp 289e sgts, este curioso currículo da evolução do globo, em três períodos:

1.º Estende-se desde o começo do universo até ao aparecimento da vida - parece ter durado cerca de um bilião de anos, e provavelmente menos de dois;

2.º Vai desde o aparecimento da vida, até ao advento da consciência - parece ter durado um bilião ou de 100 a 200 milhões de anos;

3.º Começa com o advento da consciência, vê aparecer os primeiros gestos inúteis, e comporta um mecanismo suplementar: a tradição. É caracterizado por um facto novo: o Espírito, que, sendo condicionado pelo suporte material, já em parte, provavelmente, liberto da sujeição termodinâmica, dele se evade de modo definitivo.
Este período não terá durado cem mil anos. Talvez que durasse muito menos. Está, pode dizer-se nos seus começos.

Serão precisas longas séries de séculos, para que o homem compreenda a razão e apreenda a manejar a sua inteligência. Sela se servirá ainda para se destruir a si mesmo, com diversos pretextos.

Os três capítulos da obra define os 3 períodos:
A evolução da terra, ou cosmogénese
A evolução da vida, ou biogénese
A evolução do espírito, ou noogénese

Se compulsarmos os trabalhos de Teilhard de Chardin (1881-1955), teólogo, filósofo e paleontólogo, os três períodos correspondentes já figuram com designações diferentes mas com o mesmo significado:

Cosmosfera
Biosfera
Noosfera

António Damásio dir-nos-há que segredos estarão escondidos na noosfera, ou mais precisamente, no específico campo da consciência que o espírito gerou.

Anónimo disse...

Poeticamente resumindo:

Depois de tudo saber-se
sobre o cosmos pelo estudo,
falta o homem conhecer-se
a si mesmo... sobretudo!

JCN

joão boaventura disse...

Caro JCN

Plenamente de acordo.

Afinal Damásio certamente nos explicará qual a dificuldade de cumprir o preceito do helénico Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo"

Um grande abraço

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...