sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SANTIAGO NA PRISÃO


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Mostra Bibliográfica sobre Santiago 20 de Setembro a 30 de Outubro Prisões Académicas Horário: 9:30h - 20:00h

Estará patente no espaço das Prisões Académicas da Universidade de Coimbra, de 20 de Setembro a 30 de Outubro uma mostra bibliográfica sobre Santiago por ocasião do Ano Santo de 2010.

No ano em que se comemora em Santiago de Compostela o segundo Ano Santo do século XXI, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, evocando o Apóstolo Santiago, o Maior, expõe um pequeno núcleo de obras relativas ao seu apostolado, história, martírio e ligação do Apóstolo Santiago, Patrono de Espanha, ao Santuário que se tornou, desde a Idade Média, um dos mais importantes locais de peregrinação depois de Jerusalém e Roma.

O conjunto de obras que compõe a mostra está organizado em quatro núcleos - Vida do Apóstolo, Morte e Martírio, Santiago de Compostela lugar de peregrinação e Iconografia, procurando resgatar parte da biografia do Apóstolo.

No primeiro núcleo estão expostas as obras de Abdias, Bispo de Babilónia, Eusébio, Bispo de Cesareia e Isidoro de Sevilha, cujas obras versam sobre o estudo e a crítica bíblica, nomeadamente o Novo Testamento (Evangelhos e Actos dos Apóstolos) com as citações e relatos relativos à vida e apostolado de Tiago, a História da Igreja, o Cristianismo primitivo e o Martirológio. Na sua obra maior, a História Eclesiástica, Eusébio de Cesareia, considerado o pai da história da Igreja, compila e organiza um vastíssimo acervo documental, desde os apóstolos até ao seu tempo. Isidoro de Sevilha, no tratado sobre o nascimento e morte dos Padres De Ortu et Obitum Patrum, refere-se ao apóstolo Santiago, O Maior, numa breve biografia.

Nos segundo e terceiro núcleos encontram-se expostas as obras de Ambrosio de Morales e Enrique Flórez dois autores consagrados da História eclesiástica e da Espanha. Ambrosio de Morales (1513-1591) é nomeado em 1563 cronista do reino e é nesta qualidade que, a pedido de Felipe II, na obra La Cronica general de España, dá continuidade às Crónicas de España, iniciadas por Flórian de Ocampo. Ainda a pedido do monarca realiza as inúmeras viagens, cuja relação é descrita na obra, presente na mostra, Viagem de Ambrosio de Morales … a los reynos de Léon, y Galicia, y principado de Asturias, para reconocer las relíquias de Santos , sepulcros reales, y libros manuscritos de las catedrales e monasterios. Destaque ainda para a obra, de Enrique Flórez (1702-1773), a monumental España Sagrada. Na presente mostra podem ser vistos os tomos relativos à vinda do apóstolo a Espanha, a história da primitiva igreja de Iria Flávia e de Compostela até ao seu primeiro Arcebispo Diego Gelmirez que no século XII, converteu a catedral de Santiago numa referência, elevando a peregrinação a Compostela à semelhança de Jerusalém e Roma e, por último, um tomo com o texto da Crónica Compostelana.

Do último núcleo, Iconografia, mostramos três edições das Regras e estatutos de Ordem de Santiago, impressas por Hermão de Campos e Germão Galharde, representativas das imagens alusivas a Santiago enquanto apóstolo, cavaleiro e mártir.

3 comentários:

Anónimo disse...

Se algum dia Santiago
for metido na prisão,
tirem de lá Saramago
para evitar confusão!

JCN

ana disse...

Agradeço a informação. Numa próxima passagem pelas Prisões Académicas da Universidade de Coimbra irei visitar. É um tema que me interessa.

Anónimo disse...

Quando morrer, não preciso
de passar por Compostela,
pois em vida estive nela
tantas vezes que decerto,
o caminho tendo aberto,
vou direito ao paraíso!

JCN

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...