sábado, 15 de dezembro de 2007

Tratamento eficaz


Mais uma das interessantes crónicas de Pio de Abreu no jornal gratuito "Destak":

Há dois anos, em Janeiro de 2006, vivia-se o pânico da gripe das aves. A agenda mediática deu-lhe para aí, talvez por não haver notícias de crianças desaparecidas ou mal tratadas. O certo é que o povo sofria, então, com a perspectiva de uma epidemia tão avassaladora como a pneumónica de trágica memória.

O incansável Ministério da Saúde ficou alerta e as beneméritas empresas farmacêuticas mobilizaram-se. Da feliz combinação resultou que o país iria produzir vacinas para dar e vender. Ficaríamos auto-suficientes e não mais havia que temer a terrível pandemia.

Tudo iria acontecer numa fábrica de Condeixa. O acordo foi festejado com pompa e circunstância pelo Senhor Ministro da Saúde e demais autoridades, na presença de todos os canais televisivos. Dado o arrojo do projecto, com preparação de infra-estruturas e aquisição de tecnologia, a produção só se iniciaria em 2008. Mas a gripe podia, entretanto, aguardar até lá.

Nos dois anos que passaram, em vez de infra-estruturas e de aquisição de tecnologia, a dita empresa fez contas, estudos, prospecções e viagens. Conclusão: não tinha qualquer sentido produzir vacinas, e foi isso que decidiu agora (anda, aliás, a produzir genéricos, como todo o mundo em Portugal). Mas o povo está sossegado. A doença aconteceu na televisão e curou-se logo aí. E digam lá que não temos um grande serviço de saúde!

5 comentários:

Anónimo disse...

Fraude por parte das farmaceuticas porque empolaram o problema, a gripe das aves tal como foi apresentada ao mundo foi 1 autentica fraude e fraude com o governo portugues porque o "enganou" ou negociou mais um roubo ao povo portugues, lembram-se que o governo comprou milhares de vacinas a preços astronomicos que davam para vacinal logo 20 % da população portuguesa, e que devem estar guardadas à espera que aprodreçam e vão para o lixo, e lembram-se que as mesmas vacinas foram produzidas com o tal tiramuflu que se veio a descobrir ser uma mega fraude?
Eu sempre comi aves, desde os nitrofuranos até à gripe das aves e ainda esta semana devorei 1 belos franguinhos assados, onde andam afinal esses terriveis doenças?

Ciência Ao Natural disse...

Muito bom post/artigo de base paleontológica!

Luís Azevedo Rodrigues

Ciência Ao Natural disse...

Upss, o comentário anterior era para o post seguinte!

Luís Azevedo Rodrigues

Manuel Rocha disse...

Pois é !

Mas nestas coisas prevalece o tal principio:" multado por ter cão e multado por não o ter "

Voluntários para vestir o casaco dos responsáveis pela saúde nestas alturas em que ocorrem pandemias televisivas como foi esta e antes tinha sido a das vacas loucas "?

Há ?

Peliteiro disse...

Era fácil de ver que o anúncio da "fábrica de Condeixa" era propaganda barata. Iam agora uns patuscos competir com a SKB. Ora ora.

AINDA AS TERRAS RARAS

  Por. A. Galopim de Carvalho Em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais ...