sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A SIDA E O NOVO PRESIDENTE DO ANC


No meu livro "A Coisa Mais Preciosa que Temos" chamei a atenção para as posições pouco ortodoxas sobre a SIDA tomadas pelo presidente sul africano Thabo Mbeki. Para ele tratar-se-ia de uma doença associada à "pobreza africana", tendo até dúvidas sobre a sua transmissão pelo vírus HIV. Agora Mbeki foi a votos com Jacob Zuma para a Presidência do ANC, o partido do governo sul-africano, tendo perdido para o seu opositor.

Será que a posição sobre a SIDA do eventual futuro presidente da África do Sul é diferente da do actual? Nem por isso. Em 2006 Zuma foi julgado por alegada violação de uma mulher seropositiva (foi absolvido, por o tribunal não ter dado como provado o não consentimento). Não usou preservativo, mas afirmou ao tribunal que não havia perigo pois "tinha tomado duche no fim".

Moral da história: Quando algo vai mal, pode ainda ir pior.

6 comentários:

Anónimo disse...

tomar duche depois do sexo elimina qualquer virus.

o diluvio aconteceu.

a terra foi criada à 6000 anos.

sou burro todos os dias.

perspectivas!

Anónimo disse...

Ele disse que tinha tomado duche depois do sexo ou em vez do sexo? :-)

Anónimo disse...

Pois eu duvido até que ele tenha tomado duche...
Quem pensa assim, de certeza que considera o banho não só desnecessário como maléfico e prejudicial.

alf disse...

a verdade é que existe a ideia generalizada de que os homens podem transmitir a sida às mulheres mas o contrário não, ou apenas com uma probabilidade ínfima. Generalizada no próprio meio científico e,fora dele, como já verifiquei, é quase consenso.

Afinal, o virus só existe no sangue e no sémen! ou não?

Afinal como é, um homem que só tenha relações com mulheres pode apanhar a Sida ou não? E se apanha, é por que mecanismo? E se tem uma probabilidade muito menor que a das mulheres de ser infectado, como é que o número de homens infectado em África é quase tão grande como o das mulheres?

É que as duas coisas não podem estar ambas certas.

guida martins disse...

Então para alguns o vírus não só é sexista como alérgico ao sabonete?

Estamos sempre a aprender...

Anónimo disse...

Em África ( como de resto fora dela) os "pretos" morrem todos os dias, a toda a hora, com qualquer idade, com qualquer doença. O HIV é só mais um inimigo a somar a tantos outros....mais me escandaliza este nosso país tão 'europeu' onde a transmissão continua galopante apesar do acesso facilitado a preservativos e à informação...

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...