terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A FÍSICA DO MENINO JESUS


Como estamos quase no Natal recupero uma das minhas crónicas do "Sol" alusivas à época, e que foi publicada no Natal passado quando ainda não havia "De Rerum Natura". Na figura, o quadro "O Menino Jesus entre os Doutores", de Albrecht Duerer, 1506, Museu Thyssen, Madrid).

De facto, é uma coisa extraordinária que o Pai Natal, no seu trenó puxado por renas voadoras, consiga entregar tantos presentes numa só noite. Será que viola as leis da Física?

O assunto tem sido bastante debatido e, se o leitor perguntar ao Google por “The Physics of Santa Claus” encontrará 1860 entradas. Está na Internet uma prova, com base nas leis da Física, da inexistência do Pai Natal. Um dos argumentos é que um trenó tão carregado e tão rápido sofreria no ar uma fricção maior do que a do Space Shuttle na reentrada na atmosfera. Mas já doutos físicos se pronunciaram em favor do Pai Natal: um propôs uma protecção magnético-iónica para o trenó enquanto outro, com mais imaginação, disse que o Pai Natal vem do pólo Norte por um túnel no espaço-tempo, usando dimensões escondidas.

E o Menino Jesus? Em Portugal o Pai Natal veio, nos tempos recentes, tirar o lugar ao Menino Jesus, que era quem entregava as prendas no sapatinho. As crianças ficavam umas ao pé coxinho, outras todas descalças e outras ainda de pantufas, à espera que o Menino Jesus lhes viesse entregar as merecidas prendas. Os que já estavam na “idade dos porquês” interrogavam-se justamente sobre como seria possível que um menino tão pequenino pudesse trazer tanta coisa!
.
Se formos ao Google não encontramos nada sobre “A fìsica do Menino Jesus” Mas há, de facto, uma relação entre o Menino Jesus e a física: e esta encontra-se na Internet num texto sério, na Universidade de Minnesota (“Jesus at School”). É sabido que o Menino Jesus fugiu aos pais para se ir encontrar com os doutores. Está no Evangelho de São Lucas, o evangelho canónico que descreve a infância de Jesus. Mas há evangelhos apócrifos, como o Evangelho Árabe da Infância de Jesus, que dão pormenores sobre o episódio. O primeiro doutor perguntou-lhe se Ele lia livros. Sim, lia. O segundo se Ele sabia astronomia. Sim, sabia. E o terceiro, um filósofo, perguntou-lhe se Ele tinha conhecimentos de física. Sim, tinha. Perante a sapiência de Jesus, logo o filósofo se declarou seu discípulo. É a vantagem de saber física!

15 comentários:

Toix disse...

Pois eu sou daqueles que acredito no Pai Natal. Só me faz espécie é como é que ele consegue, com aquele saco e aquela barriga, caber nas chaminés. E sem sujar as barbas!

JSA disse...

ah, na Holanda eles resolveram o problema. É o São Nicolau (Sinterklaas) que entrega as prendas (no dia 5 de Dezembro) e não é ele quem desce as chaminés, mas sim os seus ajudantes, os Pedros Pretos (Zwartepieten). E para a idade dos porquês os holandeses resolveram a coisa de forma bem lógica: existem muitos zwartepieten, o que significa que eles podem tratar das prendas, e quando o Sinterklaas não pode ir às casas de algumas pessoas (porque é muito velhinho, coitadinho) envia substitutos, que não são o verdadeiro Sinterklaas mas é como se fossem porque foram por ele enviados e ele sabe tudo o que se passa na mesma.

Anónimo disse...

bolas, quem fica com o trabalho pesado são sempre os mesmos...

o pai natal é racista, pá!

Fernando Martins disse...

O Pedro preto é-o por causa da fuligem das chaminés - ainda vão p'raí dizer que o holandeses ou os protestantes são racistas e depois o Jónatas passa-se outra vez e não queremos fazer estragos na FDUC...

JSA disse...

pois, isso é o que eles realmente dizem, mas pelo que me tenho informado, isso é explicação recente, para fugir ao racismo. ainda assim, caso seja verdade, sempre mostra que tiveram sensibilidade para colocar esse caso por detrás das costas.

Fernando Martins disse...

Fiquemos pela modernice - olha que ainda vemos o Jónatas a clamar no deserto ou a arrancar a farta cabeleira e a chamar-nos hereges ou coisa pior...

Anónimo disse...

O pai natal esse simbolo consumista inventado pela civilização industrial no séc. XIX, é claro que não existe e só alguem com perturbações mentais pode afirmar o contrario, mas até é engraçado a sua figura no imaginário popular, qual criança não se diverte à espera do pai natal e quando recebe as prendas? É uma das coisas boas da idade da inocência..
Só para mandar uma acha pra fogueira, quando ao menino Jesus o engraçado vai ser quando um dia descobrirem que ele nunca existiu, mas isso já é outra história..

Anónimo disse...

Penso que é absolutamente surreal trocar o menino Jesus pelo pai natal.
O natal deve-se a Jesus, não ao pai natal.
porque é que gostamos tanto de nos apoderamos de coisas que não nos são devidas????

Pedro Brandão disse...

A propósito do pai-natal dizia-me hoje o meu filho (8 anos) que muitos dos seus colegas ainda acreditam nessa personagem.
Segundo ele (o meu filho) o argumento mais utilizado é de que "se o pai-natal não existe como é que todos os anos ele vem a minha casa dar presentes?"
Ora cá está a raiz do "estilista inteligente"...

Carlos Medina Ribeiro disse...

O hyperlink de “Jesus at School" está a dar ERRO.

JSA disse...

O Pai Natal de roupas vermelhas e brancas é uma invenção da Coca-Cola do final do séc. XIX ou início do XX (não sei ao certo), mas é baseado no Father Christmas inglês e no Sinterklaas holandês. A razão de estarem por esta altura do ano é mesmo o dia de São Nicolau, 5 de Dezembro, o qual tem grande peso nos países protestantes. Se quisermos ser rigorosos, o menino Jesus teria pouco a ver com este Natal, até porque teria nascido numa outra altura do ano.

Anónimo disse...

Alheia a metafísicas, ainda assim gostaria de perceber como este menino ficou tão sabichão.

De Rerum Natura disse...

Caro Carlos Medina
O link já funciona
Carlos Fiolhais

Anónimo disse...

Por causa destas e mais outras é que o ensino, em Portugal, está uma Merda!

Maísa Caldas disse...

oi!!! eu estava pesqisando alguma coisa relaciona a física e o Natal para colocar no meu blog d fisica...
e axei muito engraçado qndo li se o Papai Noel quebra as leis da fisica!
isso mi deu ima ideia!
hehehe

adorei o blog!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...