quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Delfos e Quark: duas escolas olímpicas


Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

Delfos e Quark. Duas escolas olímpicas de Coimbra
15 de Dezembro de 2007 (16h30)

No arranque de um novo ano olímpico, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra promove, no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 16h30m, uma sessão de divulgação das duas escolas olímpicas de Coimbra – Delfos e Quark, onde estarão presentes alguns jovens medalhados olímpicos que darão o seu testemunho e participarão num debate sobre a promoção da excelência no ensino secundário.

Numa semana em que o estudo PISA volta a mostrar um mau desempenho dos alunos portugueses em Matemática e Ciências, podemos questionar-nos: estarão os nossos jovens fatalmente destinados a uma má prestação nestas disciplinas? A resposta é claramente negativa! E a prova está nas equipas olímpicas que têm conquistado várias medalhas para Portugal nas competições internacionais, as Olimpíadas Internacionais e as Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática e Física.

Desde 1989 que Portugal participa na Olimpíada Internacional de Matemática. Cinco anos mais tarde iniciou-se a participação portuguesa na competição equivalente de Física. Desde o início que a preparação das nossas equipas tem decorrido na Universidade de Coimbra. Competem nas Olimpíadas Internacionais os jovens talentos que se tenham distinguido nas respectivas provas nacionais. As Olimpíadas de Matemática e de Física são as competições de ciência mais antigas em Portugal e são também as que envolvem um maior número de alunos, vários milhares de jovens por ano.

Aos fins-de-semana, podemos encontrar na FCTUC as equipas olímpicas e outros jovens oriundos de todo o país partilhando o seu entusiasmo pela Matemática e pela Física, durante as sessões das escolas Delfos e Quark. Estas “escolas” de excelência, que combinam sessões presenciais com formação à distância pela Internet, têm o patrocínio da Universidade de Coimbra e da Agência Ciência Viva e contam com a colaboração das Sociedades Portuguesas de Matemática e de Física.

Mais informação sobre os projectos Delfos e Quark em:
http://mat.uc.pt/~delfos
http://quark.fis.uc.pt
Testemunho de um jovem délfico: aqui,
http://www.mat.uc.pt/~delfos/phpBB2/viewtopic.php?t=816)

Contactos:
Amílcar Branquinho, 239 791 136; ajplb@mat.uc.pt
José António Paixão, 96 414 28 60; jap@pollux.fis.uc.pt

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...