segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Nós, primatas

Acaba de sair o número 94 da revista mensal eletrónica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo LABJOR e pela SBPC. O tema destaedição é "Nós, Primatas".

2 comentários:

perspectiva disse...

Esse título "Nós, Primatas", só é aceitável para quem tiver uma visão do mundo naturalista. Só uma tal pessoa é que se pode auto-compreender e auto-definir como primata.

Não existe nenhuma evidência de que sejamos primatas. Nenhum primata consegue ler, escrever, criar, produzir obras musicais, literárias, poéticas, arquitectónicas ou fazer filosofia ou investigação científica, etc.

Nenum primata se interroga acerca da origem, do sentido e do destino da sua existência.

As diferenças que nos separam dos primatas são mais significativas do que as semelhanças que possamos ter com eles. Na verdade, mesmo do ponto de vista anatómico e fisiológico as diferenças são muito significativas.

Nós fomos criado à imagem e semelhança de Deus. Somos seres morais e racionais. Livres e responsáveis. Os outros animais não.

Mas a verdade é que, quem rejeita Deus, mais tarde ou mais cedo irá auto-compreender-se com um animal.

Não é por acaso que os evolucionistas têm ido ao ponto de colocar seres humanos em jardins zoológicos, como recentemente aconteceu em Londres.

A afirmação "Nós Primatas" é mais uma afirmação existencial e filosófica do que científica.

Anónimo disse...

Caro ignorante,

a espécie homo sapiens pertence à familia dos hominideos, que por sua vez pertence à ordem dos primatas!

Cumprimentos

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...