quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Portugal, Alemanha e Macau no PISA

Os recentes resultados dos inquéritos PISA revelaram uma ausência de progressos significativos na aprendizagem das ciências dos jovens portugueses (37º lugar, quase o último dos países europeus, bem abaixo da média da OCDE). Mas há pior que os resultados: Até dá pena ver o esforço das autoridades portuguesas para desvalorizar o PISA e, quando não o desvalorizam, o esforço para desculpabilizar um sistema que assim se vê tão cruamente retratado e, claro, abalado.

Outros países tiveram uma outra atitude. Por exemplo, há anos a Alemanha entrou em pânico porque estava apenas na média no "ranking" do PISA. Mobilizou vontades e recursos. Em resultado, a Alemanha fez progressos na classificação e, para nos apercebermos do regozijo germânico, basta ver a capa da penúltima revista "Der Spiegel". Dois países, duas atitudes.

De louvar é o honroso 17º lugar conseguido pelos jovens de Macau, hoje parte da China. Um amigo meu comentou, sarcástico: "Temos uma maneira de subir no PISA. É entregar a administração do território"...

Trancrevo a notícia do sítio "Macau hoje":

"Os alunos de Macau estão de parabéns. Segundo dados revelados ontem em Paris, os estudantes da RAEM parecem ter queda para a ciência, já que o território ocupa agora o 17º lugar numa lista de 57 países e regiões e posiciona-se acima da média da OCDE. Melhor ainda estão os colegas de Hong Kong, que ocupam o segundo lugar da tabela, logo atrás dos finlandeses. Apesar de satisfeita com as boas notas, Teresa Vong, da Universidade de Macau (Umac), lembra que há ainda “um longo caminho a percorrer” em matéria de educação."

Como se vê, os macaenses ainda não estão satisfeitos, acham que lhes falta alcançar a posição de Hong-Kong, ali mesmo ao lado. O exemplo de Macau não nos devia inspirar?

4 comentários:

Anónimo disse...

A Super Bock lança a 1ª Edição dos Super Bock Super Blog Awards!

Expressa-te, dá a tua opinião e mostra o que vale o teu Blog!

Inscreve-te já e habilita-te a mais de 3.000 Euros em Prémios.

Sabe mais em:
www.superbock.pt

Super Bock
Super Bock Super Blog Awards

CA disse...

Não se poderia conseguir um diploma qualquer a dizer que Portugal está bem classificado, mesmo sem fazer os testes?

Anónimo disse...

É com pena, e tenho de dizê-lo com clareza,que concordo plenamente com a análise feita por Carlos Fiolhais, a propósito da classificação dos alunos portugueses no PISA.

A diferença de atitude que refere é bem, e sinteticamente, explanada. Eu acrescentaria mais: a diferença de atitude pode também indiciar diferenças de carácter.

Quem, como os alemães que mencionou, se confronta com a realidade, discute e "arregaça as mangas" no sentido de resolver o problema revela método, lógica e razão. Quem, por outro lado, procura bodes expiatórios e bruxas, acomoda-se e "assobia para o lado" revela irresponsabilidade, comodismo e desonestidade, respectivamente.

Todos temos responsabilidades... e todos temos a responsabilidade de tentar inverter a situação.

Anónimo disse...

Sobre Macau não resisto a contar aqui um história verídica passada na Escols do Magistério Primário de Lisboa (EMPL).

Uma rapariga natural de Macau, concluído ali o 5.º, apresentou-se na
EMPL para tirar o curso de Professora do Ensino Primário.

Isto, nos anos 40-50. Concluído o curso deparou-se o Director da Escola com o problema do difícil desempenho da aluna em matéria de português falado e escrito.

Resolveu a situação lapidarmente com este raciocínio: "Se com este português escrito e falado a aluna concluíu o 5.º ano em Macau, é porque ambos níveis são os usuais aquele território."

E assim se formou uma professora do ensino primário para Macau.

Mas, evidentemente que os tempos são outros. Agora, nem se fala nem se escreve.

João Boaventura

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...