quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Chernes e ornitorrincos

Chernes e ornitorrincos é o título de um artigo imperdível do paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues publicado hoje no jornal «O Primeiro de Janeiro» e que o autor transcreve no blog «Ciência ao Natural».

O artigo aproveita o zoomorfismo político subjacente à escolha do título do último livro de um dos dinossáurios da blogosfera nacional, Pacheco Pereira, para nos falar da amálgama única de particularidades reptilianas, avianas e mamiferóides do único sobrevivente conhecido de um ramo de mamíferos que se diversificou no Cretácico inferior.

Recomendo ainda a leitura de todo o blog, especialmente aqueles posts em que o autor nos regala com um resumo em oito partes do trabalho de campo em busca de fósseis de saurópodes que efectuou na Patagónia argentina.

4 comentários:

Fernando Dias disse...

Esta metáfora já havia sido utilizada por Umberto Eco num livro intitulado “Kant e o Ornitorrinco”. Eco utiliza esta metáfora epistemológica para relativizar as categorias analíticas de Kant, e de caminho, para encalacrar os filósofos e cientistas fisicalistas, quando a aplica também ao ser humano como leão, raposa, lobo, cordeiro, borrego e às vezes um grande cornudo.

Perante o Ornitorrinco, Kant ver-se-ia em apuros com os seus princípios à priori para descrever esta amálgama zoológica.

Henrik disse...

O curioso é que o Pacheco Pereira é ele próprio uma «Avis Rara»...

SATANUCHO disse...

e como diz o outro... se (menezes) irritou o Pacheco, alguma coisa deve de andar a fazer bem...

Anónimo disse...

Palmirinha, eu venho aqui todos os dias, eu passo-me com a tua sabedoria, o JPP é uma brincadeira ao pé de ti! Tu sabes tudo tudo e com os detalhes todos!
O único medo que eu tenho é que percas demasiado tempo a escrever tantos posts e depois não venhas a ganhar o nobel da química porque não estavas nos laboratórios o tempo suficiente. Mas com essa tola, eu já nem digo nada, se calhar escreves estes posts enquanto o diabo esfrega um olho. Olha, tu é que sabes, por mim podes continuar.
luis

FÁBULA BEM DISPOSTA

Se uma vez um rei bateu na mãe, pra ficar com um terreno chamado, depois, Portugal, que mal tem que um russo teimoso tenha queimado o te...