sábado, 18 de dezembro de 2010

Curso Intensivo de Latim

Face à ausência do Latim no currículo do Ensino Básico e quase ausência do currículo do Ensino Secundário, é com grande alegria que divulgamos um Curso Intensivo de Latim que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 10 a 21 de Janeiro de 2011, entre as 16.00 e as 19.00 horas.

Apresentação: O Curso oferece uma introdução à língua latina como chave de acesso a todo um património literário, científico, filosófico, jurídico, artístico e espiritual, de que é herdeiro todo o Ocidente. Estudar-se-ão textos simples, preferencialmente adaptados e seleccionados de acordo com a formação do público inscrito, passando por pequenas expressões latinas, densas de significado, que tendem a ser usadas erroneamente ou antes a ser suprimidas.

O curso integra um forte componente gramatical (que inclui a aquisição das principais estruturas da língua) com o estudo ocasional da etimologia que ilumina as diversas línguas maternas. Pretende assim ser também um auxílio para todos quantos desejam conhecer e dominar melhor as estruturas da sua própria língua.

Público-alvo: Investigadores (de todas as áreas), estudantes de 2.º ou de 3.º ciclo, historiadores, arqueólogos, juristas, músicos e musicólogos, eclesiásticos e religiosos, bibliotecários, arquivistas, profissionais de comunicação, professores, jovens licenciados, ou todos quantos, por interesse próprio, desejem iniciar-se no estudo da língua latina, ou simplesmente renovar as suas competências e recuperar o estudo que fizeram há anos.

Mais informações aqui.

9 comentários:

Anónimo disse...

O corte... era de esperar! JCN

Anónimo disse...

Ahhhh, se o curso fosse em Lisboa, inscrevia-me. O latim é importantíssimo para entender o seu filho chamado "Português".

PSJ

Anónimo disse...

O seu filho ou a sua filha? JCN

Anónimo disse...

Tem razão, caro amigo, porque Lisboa... sempre é a capital! JCN

Anónimo disse...

Por mim tanto pode ser a sua - língua - filha como o seu - idioma - filho.

Anónimo disse...

E por que não... pai ou mãe? JCN

Jonas disse...

Adoraria frequentar, com o meu filho de 12 anos, mais para mais porque é referido que se destina (também) a alunos do 2º ciclo, mas depois, a carga horária contraria esse destino.

Não há qualquer forma de manter um puto interesado durante 3 horas diárias, uma semana inteira. :/

joão boaventura disse...

A propósito do latim sugere-se a leitura gratuita de textos electrónicos da revista Dictynna (revue de poétique latine).

Afigura-se que a indicação pecará por tardia, mas fica para a posteridade, e um convite para o meu bom amigo JCN nela mergulhar, nesta época Natalícia,

Anónimo disse...

"Tem razão, caro amigo, porque Lisboa... sempre é a capital! JCN" : 1ª lição de Latim para os alunos de lisboa : " Asinus asinum fricat".

"A escola como plataforma do comércio"

    Artigo de opinião do Professor Mário Frota, especialista em Direito do Consumo, publicado no jornal As Beiras de hoje, 12 de Maio de 20...