quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Euforias extraterrestres!

Os orgãos de comunicação social portugueses (e não só), uns de uma maneira mais irresponsável que outros, proclamam hoje com grande alarido a já altamente famosa conferência de imprensa que a NASA vai realizar hoje por volta das 19h. Parece que vão anunciar ao mundo a descoberta de vida extraterrestre, dizem os nossos jornalistas. A verdade é que o comunicado da NASA não dá uma única pista nesse sentido, mas a imaginação colectiva é poderosa. Porém, há quem aposte que a descoberta nada tem de extraterrestre mas sim de totalmente terrestre e não menos extraordinário! Fala-se na descoberta de uma totalmente radical nova forma de vida encontrada no nosso planeta. Será o suficiente para aliviar eventuais desilusões?

Não sendo eu biólogo e a confirmar-se esta notícia, parece-me que estamos perante uma das maiores novidades científicas dos últimos tempos e, perdoem-me o egoísmo sentimental, bem mais excitante do que qualquer organização de Mundiais de Futebol!

PS) Ver anúncio aqui. É uma bactéria que se alimenta de arsénio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida!

É realmente entusiasmante perceber que uma "coisa" reconhecida imediatamente por todos como sendo um veneno possa, na verdade, ser um bloco da vida, tal como o carbono.

A capacidade da vida se adaptar é uma coisa que nos devia deixar alegres apenas por sermos uma representação dessa química fascinante.

Xico disse...

Há muito tempo que nos alimentamos de veneno! Ser português é uma radical forma de vida.

José Batista da Ascenção disse...

Somos muitos a esperar.
Para ver.

Anónimo disse...

Eu digo aqui, em primeira mão, que foram descobertas pirâmides no Egipto!

Algo que já foi noticia é agora dado como novidade. Se a ciência continuar assim, os adeptos vão certamente diminuir.

Unknown disse...

Não se esqueçam de ler em português :)
http://astropt.org/blog/2010/12/02/nasa-descobre/

Anónimo disse...

É mais excitante do que os Mundiais de Futebol mas, para se ser rigoroso e verdadeiro, para muito poucos...muito menos do que os pareciadores de futebol. Só que, por definição, apreciar futebol é menos inteligente. O problema é que esta definição é dada por uma das partes...>O raciocínio levar-nos-ia longe.

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...