quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SOBRE A "MENSAGEM"

CONVERSAS AO FIM DA TARDE - SOBRE A OBRA MENSAGEM, de Fernando Pessoa por Maria Regina Rocha na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, hoje, dia 9 de Dezembro, quinta-feira, 18h00.

No passado dia 30 de Novembro, assinalaram-se os 75 anos da morte de Fernando Pessoa; no dia 1 de Dezembro, comemoraram-se os 76 anos da publicação da obra Mensagem.

Esta obra é o objecto da próxima Conversa ao Fim da Tarde. Maria Regina Rocha analisará a obra poética passo a passo, focando cada uma das suas três partes - Brasão, Mar Português e O Encoberto - e o seu contributo para a Mensagem que o Poeta pretende transmitir: o simbolismo de cada um dos elementos do brasão português evocados na obra, os valores seleccionados e seus protagonistas, o sempre presente mito do sebastianismo e o papel de Portugal no mundo, um país que não pode resignar-se ao estado de «Nevoeiro» em que se encontra.

Evocar e homenagear um poeta é ler as suas palavras, é ouvir-lhes o sentido: assim, a sessão contempla a leitura dos poemas mais significativos, a observação da riqueza imagética de versos seleccionados, a partilha da construção dos sentidos dos textos que constroem esta obra singular. Os participantes estão convidados a intervir na leitura dos poemas e a partilhar os seus pontos de vista sobre a obra.

3 comentários:

João de Castro Nunes disse...

O "Nevoeiro" não se dissipou: cerrou-se! JCN

Anónimo disse...

E o quinto-império deu... em pelintrice! JCN

Anónimo disse...

A "Mensagem" foi um equívoco: veio a destempo! JCN

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...