sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DESMONTANDO OS MITOS SOBRE A GRIPE


Um artigo que desmonta vários mitos associados à gripe A foi há pouco publicado na "New Scientist": aqui. Em particular, poderá interessar o mito 6 sobre a segurança da vacina : aqui. É fácil encontrar outros artigos fundados cientificamente noutros sítios dizendo essencialmente o mesmo. Porém, num mundo onde reina a superstição e o mito, é ainda mais fácil encontrar artigos sobre o mesmo assunto sem qualquer fundamento científico ou com fundamento científico muito ténue.

4 comentários:

NCD disse...

Agora sim, começamos com argumentos. Está melhor. Fica-me uma dúvida: um filho meu teve gripe A, testado positivo, não é daqueles para as estatísticas. Estive uma semana inteira com ele e nunca usei máscara. Não tive quaisquer sintomas. Não faria sentido começar por testar se estou imune antes de avançar para a vacinação?

Anónimo disse...

Caro Prof. Fiolhais,
O problema é um bocadinho mais complicado do que os seus posts dão a entender. Se andar pela rua e falar com as pessoas verá que elas não têm confiança nos cientistas. Este é um dado central das nossas sociedades, e é preciso perceber que a culpa é em grande medida dos cientistas. Não falo apenas do facto de os cientistas terem servido em geral os totalitarismos, ou de, em nome da ciência, se terem feito no passado crimes hediondos. Falo de coisas muito recentes. Por exemplo: a troco de benefícios de curto prazo (financiamentos, fama, etc) os cientistas têm estado sempre prontos para fomentar o alarmismo. Ou, outra situação: você acha realmente que quando os cientistas se deixam representar por fascistóides como o Dawkins, que trata todos as pessoas religiosas como tontas ou patifes, as pessoas vão confiar na ciência?
O Dr Fiolhais faz um esforço muito meritório de divulgação, mas talvez profundamente equivocado. Pensa que melhorar a cultura científica é um problema de compreensão. Bem, é, mas só um pouco. Hoje em dia é sobretudo um problema de confiança. E infelizmente, por grande culpa dos próprios cientistas, a confiança na ciência está em queda. O que se passa com a gripe A é exemplar: as pessoas NÃO CONFIAM no que os tipos da bata branca andam a dizer.

Anónimo disse...

Os artigos da New Scientist sobre Fisica sao LIXO. Desta area percebo e sei que sao uma porcaria.

A credibilidade dessa publicacao e para mim nula.

Oscar Maximo disse...

São tão rigorosos que dizem...
The risk of getting Guillain-Barré from a flu vaccine is almost certainly less than 1 in a million; the risk of getting it from flu itself is more than 40 in a million.
...E "esquecem-ce" de afectar o 2* numero pela probabilidade (apesar de depender do local) de uma pessoa não vacinada apanhar a gripe! Esse é que é o resultado "final" que interessa a quem lê!

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...