terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vida no universo: uma inevitabilidade cósmica?


Informação recebida da Fábrica Ciência Viva de Aveiro:

ASTRONOMIAS – Ciclo de palestras

Vida no universo: uma inevitabilidade cósmica?
20 Novembro 2009 l 6ª feira l 21h30-22h30

Francisco Carrapiço
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Biologia Vegetal, Centro de Biologia Ambiental, Lisboa (fcarrapico@fc.ul.pt)

Estamos sós no universo? A busca insistente duma resposta para esta pergunta tem inquietado o Homem desde os primórdios da humanidade. Ao contemplar o firmamento numa noite sem nuvens, o Homem inevitavelmente sentiu que estava perante algo que o transcendia e que obrigatoriamente tinha uma componente divina. O nosso conhecimento e mentalidade evoluíram, mas o fascínio pelo desconhecido continua bem vivo quando olhamos para o céu numa noite estrelada. Onde anteriormente víamos deuses e deusas, hoje vemos galáxias, estrelas e planetas, mas continuamos sem uma resposta coerente para a ancestral questão da existência, ou não, de vida no universo.

Será, de facto, a Terra o único corpo celeste a conter organismos vivos no universo? A visão antropocêntrica da vida no cosmos tem sido expressa em numerosos ritos sociais e religiosos que estabelecem a ligação estreita entre o Homem e o seu eventual criador divino. Todos os livros sagrados das principais religiões que existiram e existem, defenderam ou defendem esse primado. O homem e a mulher, bem como todos os outros organismos vivos do nosso planeta seriam os únicos seres que habitariam o cosmos.

Mas será de facto assim? A resposta pode ser encontrada através da investigação efectuada e em curso no domínio da Astrobiologia. Esta ciência pode ser definida como um novo campo multi e transdisciplinar do conhecimento dedicado ao estudo da origem, evolução e distribuição da vida no universo e, por consequência, no nosso planeta. Neste sentido, estes estudos deverão ser considerados como elementos reguladores da nossa própria dimensão no universo, com as inevitáveis consequências na maneira como o Homem se posiciona no complexo sistema cosmológico de que faz parte e naturalmente na relação que estabelece com a Terra e com todas as comunidades biológicas que a povoam.

Nota: a entrada é gratuita. Aos pais que venham com filhos propomos que, enquanto decorre a palestra, estes possam realizar outra actividade que decorra na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

contactos 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...