segunda-feira, 23 de novembro de 2009

HUMOR: Dia europeu do uso racional dos antibióticos assinalado com um grande banquete de vancomicina, estreptomicina e outras iguarias

Na passada quarta-feira foi lembrada de diversas formas por toda a Europa a importância de tomar correctamente os antibióticos. Nos países nórdicos, várias campanhas lembraram a importância de tomar toda a dose prescrita e apenas nos casos em que há indicação médica, de modo a limitar o desenvolvimento de bactérias resistentes. Nos países do sul da Europa foram organizados banquetes dedicados à gastronomia antibacteriana: "Basicamente temos marisco, caça, enchidos, grelhados, doces e bebidas confeccionadas com antibióticos. Destaco o faisão à la estreptomicina, o javali recheado com vancomicina e a cerveja fermentada com Penicillium chrysogenum, por galhofa chamamos-lhes receitas médicas", destacou um organizador, que tinha um prognóstico reservado à data de fecho desta edição.

David Marçal

2 comentários:

ABS disse...

Comunico que por cá também de festejou. Os pratos foram caldo verde com azitromicina e favas com ciprofloxacina. Para sobremesa, salada de quinolonas.
:))

Sérgio O. Marques disse...

Essa ementa com nomes pomposos é para "gente fina"! Na minha terra teve enguias de escabeche "a la xarope que o doutor receitou ao Zé para as dores de cabeça e é bom parar ti", sopa com "comprimidos para os ossos que fez maravilhas no Chico e que te vai fazer bem" e, para sobremesa, pão-de-ló de "antibiótico que o médico receitou mas, como eu fiquei curado, não precisei de tomar tudo: podes ficar com o resto".

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...