quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comunicação Política na Revolução de Abril

As Edições MinervaCoimbra, a Directora da Colecção Comunicação História e Memória, o Autor e o Teatro Académico de Gil Vicente convidam para o lançamento do livro

A Comunicação Política na Revolução de Abril (1974-1976), de Marco Gomes.

A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Amadeu Carvalho Homem, no próximo dia 19 de Novembro, pelas 16h00, no Foyer do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

Sobre o livro, escreveu António Reis no Prefácio: "... A comunicação política é aqui encarada num sentido amplo, abrangendo um leque variado de formas e actores, que extravasa em muito as mensagens dos órgãos de comunicação social, os que até agora mais interesse despertaram entre os estudiosos. Sem deixar de lhes conceder aos jornais, rádio e televisão a atenção necessária, Marco Gomes debruça-se também, no que é o carácter mais inovador do seu trabalho, sobre as mensagens políticas da propaganda partidária, os cartazes, os slogans, as caricaturas, as fotomontagens, a banda desenhada, a pintura mural, o canto de intervenção e a mais variada iconografia da Revolução, desde os emblemas e postais até à estatuária e à medalhística..."

Trata-se do primeiro livro da Colecção Comunicação História e Memória, com direcção de Isabel Nobre Vargues. Nas duas vertentes, História e Memória, nesta colecção serão publicados estudos de vária natureza e de investigadores de diversas gerações e formações, sob a forma de ensaio, diário, perfil ou biografia, estudo de associação e de empresa, tese, acta e outras obras, em reedição, pois algumas já não se encontram facilmente disponíveis apesar de serem verdadeiros tesouros para a investigação histórica.

Sobre o autor: Marco Gomes é Mestre em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas, bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Em 2003 integrou a equipa responsável pela cobertura noticiosa da Coimbra Capital Nacional da Cultura, tendo sido, posteriormente, colaborador dos jornais A Bola e Diário de Coimbra. Dedicou-se ainda à assessoria de imprensa. Actualmente, desenvolve o projecto de doutoramento em Milão, onde analisa, através da imprensa de referência, o impacto da Revolução dos Cravos em Itália (1974-1976). Colabora também com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, numa associação de esforços que visa a criação de um acervo sobre a produção de textos italianos, periódicos, de carácter jornalístico ou científico.


Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...