quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NÓS E A GRIPE

Informação recebida da Gradiva:

Livro sobre Gripe A de Constantino Sakellarides apresentado em Lisboa pelo Director Geral da Saúde Francisco George

O livro Nós e a Gripe - Informação, Conhecimento e Bom Senso da autoria de Constantino Sakellarides, Director da Escola Nacional de Saúde Pública, será apresentado amanhã, dia 19 de Novembro, pelas 18h30m, na Livraria Bertrand das Amoreiras, por Francisco George, Director-Geral da Saúde.

Publicado no âmbito da colecção Gradiva Saúde, o livro Nós e a Gripe - Informação, Conhecimento e Bom Senso destina-se a apoiar o cidadão comum, a situar-se na problemática da gripe, no contexto da pandemia em curso, e do novo ciclo da gripe que com ela se inicia, proporcionando «conhecimentos críticos» que permitem transformar informação e orientações genéricas em decisões concretas nas circunstâncias específicas em que cada um se encontra.

Resultado do trabalho que a equipa da gripe da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a realizar neste domínio, principalmente através do projecto Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica, o livro Nós e a Gripe não repete informação já facilmente disponível e exaustivamente divulgada, procura antes ajudar a interpretá-la e a traduzi-la para as situações que cada um experimenta no meio onde vive e trabalha. Trata-se de um livro que aposta, não na divulgação de mais informação, mas antes em melhor conhecimento.

Nós e a Gripe não pretende ser assim uma compilação de «receitas comportamentais» para todos, procura antes investigar como se pensa em tempo de gripe, de forma a minorar os seus efeitos imediatos, mas também a extrair desta experiência ensinamentos para o futuro que vão para além da gripe, da doença e da própria saúde pública.

Os proventos financeiros correspondentes à autoria deste livro são inteiramente canalizados para assegurar a expansão e continuidade do projecto Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica da responsabilidade da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa.

No livro Nós e a Gripe - Informação, Conhecimento e Bom Senso colaboram também:

António de Sousa Uva, Carla Nunes, Cátia Pinto, Constantino Sakellarides, João Prista e Silva, Luís Graça, Luís Saboga Nunes, Teodoro Briz, Ana Isabel Santos, Ana Rita Pedro. Filipe Rocha, Marta Araújo, Patrícia Barbosa, Pedro Aguiar

O AUTOR

Constantino Sakellarides, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, doutor em Saúde Pública pela Universidade do Texas, EUA, foi director do Centro de Saúde Sofia Abecassis em Lisboa, director para as Políticas e Serviços de Saúde da Organização Mundial de Saúde (Região Europeia) e director-geral da Saúde, em Portugal. Actualmente, é director e professor catedrático da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, presidente da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública e presidente da Associação Europeia de Saúde Pública.

Nós e a Gripe
Informação, Conhecimento e Bom Senso

Constantino Sakellarides
«Gradiva Saúde», nº 2
200 pp. €10,00
ISBN - 978-989-616-341-9

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...