quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Caímos na tentação facilitista"

Jorge Buescu deu uma entrevista à revista "Tabu" do jornal "Sol", intitulada "A matemática é a chave para abrir a fechadura", que saiu na sexta-feira passada. Excerto:

"As sociedades ocidentais deixaram-se arrastar por uma série de modas educativas que vimos, ao fim de um certo tempo, serem mais ou menos apatetadas. A maioria dos países orientais - Singapura é um exemplo, mas o Japão e as Coreias também - ensinam como deve ser. Não importa se os meninos têm a auto-estima elevada, dão as mãos e são felizes, ou se sabem somar ou fazer algoritmos. Eles aprendem as coisas todas no duro. Neste momento as sociedades da Europa e dos EUA estão a tentar modelar aquilo que devem ensinar nas escolas pela experiência positivas dos países asiáticos. Sem generalizar, acho que nós, ocidentais, caímos na tentação facilitista.

(...) Tudo o que é bom na vida é difícil de ganhar. Até, ou sobretudo, a educação. E as sociedades ocidentais aburguesaram-se bastante nesse ponto de vista. Em Portugal massificou-se o ensino nos últimos anos. Temos cinco vezes mais estudantes no ensino secundário do que nos tempos do 25 de Abril. Muito bem, isso é verdade. No entanto, houve uma quebra enorme de qualidade do que é transmitido, do que é exigido e até dos próprios valores."

3 comentários:

rt disse...

Não haverá pelo menos um jornalista que se lembre de perguntar à ministra da educação o que pensa ela dessa lúcida análise?
Se os deputados que costumam tratar das coisas da educação não tivessem as cabeças cheias dessas ideias facilitistas, também poderiam colocar-lhe a questão.

José Batista da Ascenção disse...

Nem mais.

Anónimo disse...

Ao autor,

Finalmente, li o que tenho constatado.

joão moreira

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...