quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Propostas evolutivas e darwinianas


Informação recebida do Museu de Ciência de Coimbra, que acaba de ganhar mais um prémio de arquitectura internacional, o Prémio Enor Portugal:

No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, de 21 a 29 de Novembro (Semana da Ciência e Tecnologia)

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra honra a cultura científica de 21 a 29 de Novembro. Por ocasião da Semana da Ciência e Tecnologia e do Ano Darwin, o Museu propõe um programa pedagógico e educativo para todas as idades. Conferências, peças de teatro e ateliers esperam pequenos e graúdos durante dias dedicados à evolução das espécies. O Museu da Ciência mostra ainda duas exposições: Darwin 150, 200 e um certame que apresentará os melhores trabalhos recebidos pelo Museu no âmbito da iniciativa de Mail-Art, a (R)evolução de Darwin.

Darwin e a sua obra "A Origem das Espécies", publicada há 150 anos, dão o mote a todas as actividades organizadas no fim do mês de Novembro no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A conferência "Evolução experimental em bactérias" marca no antigo laboratorio chimico o início da Semana da Ciência e da Tecnologia. Isabel Gordo, do Instituto Gulbenkian de Ciência, é no dia 21 de Novembro (15h30) a convidada do Museu e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC). Os colóquios de entrada livre prosseguem ao longo da semana.

A 24 de Novembro, a partir das 15h00, a jornalista e apresentadora do programa 4 x Ciência, Sandra Inês Cruz, conversa com um filósofo, uma historiadora da ciência, um editor, um antropólogo e dois biólogos sobre um dos livros mais influentes da história da ciência. A mesa redonda "A origem das espécies. 150 anos" reúne António Bracinha Vieira, antropólogo, Ana Leonor Pereira, historiadora (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, FLUC), Guilherme Valente, editor da Gradiva, o filósofo João Maria André (FLUC), Jorge Paiva, biólogo do Departamento de Botânica da UC e José Feijó, biólogo do Instituto Gulbenkian de Ciência.

PROPOSTAS À MEDIDA DAS ESCOLAS....

Nos dias 25 e 27 de Novembro, das 14h00 às 16h30, o Museu da Ciência promove as “Conversas com cientistas” especialmente pensadas para as escolas, para que alunos e professores possam, em duas tardes, conhecer de perto o trabalho de alguns cientistas da UC e, deste modo, visitar os bastidores da ciência que se faz em Portugal. A participação dos estabelecimentos de ensino é gratuita, mediante marcação prévia.

No dia 25, das 14H00 às 14H30, João Ramalho-Santos, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e do Departamento de Ciências da Vida da UC irá proferir uma palestra sobre “Células estaminais pluripotentes: afinal o que são e para que servem?”. Seguir-lhe-ão Luís Fonseca (15H00-15H30), do Instituto do Mar - Centro do Mar e Ambiente (Departamento de Ciências da Vida, UC), e Cristina Barroso Cruz (16H00-16H30), do Departamento de Antropologia da UC, com intervenções subordinadas aos temas “Vamos descobrir o que mata os nossos pinheiros bravos?” e “The Descent of Man: Nova Leitura”, respectivamente.

Na sexta-feira à tarde, pelas 14 horas, Catarina Moura, do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida (UC) e Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa) discute “As alterações climáticas e as florestas: uma perspectiva (quase)-genómica”. João Malva, do CNC e da Faculdade de Medicina da UC, irá quanto a ele centrar a sua reflexão à volta da questão “É possível regenerar células do cérebro?” (15H00-15H30). Ana Isabel Rola, do Departamento Ciências da Terra da UC, encerra o ciclo de palestras com a “Evolução da Ibéria no contexto da Teoria da Tectónica de placas”, entre as 16H00 e as 16H30.

...E ACTIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS

Para os mais novos, o Museu da Ciência organiza uma série de actividades interactivas pedagógicas, nos dias 24, 25, 26 e 27 de Novembro, das 10h00 às 17h00. Os “Jogos e ateliers em Evolução” são destinados ao ensino pré-escolar, ao 1.º, 2.º e 3.º ciclo. O “Vale dos primatas”, o “Darwin, passo a passo”, as “Plantas Comilonas”, os “Gigantes do Passado” e o “Trivial da Evolução” irão levar o público escolar a explorar de uma forma diferente a exposição temporária “Darwin 150, 200”, patente no Museu até Dezembro 2009. A participação nesse ciclo tem um custo de 3 euros e requer marcação prévia.

A semana da cultura científica no Museu da Ciência convida também as famílias a participarem nas celebrações. O programa “Evoluindo de pista em pista” desafia pais e filhos para um dia diferente passado no Museu. Tem lugar todos os dias, de 21 a 29 de Novembro, entre as 10 horas e 18 horas. Permite conhecer melhor a evolução e ver as exposições do Museu da Ciência com outros olhos.

O programa mensal “Ciência em família” marca por outro lado o fim da semana de actividades no Museu da Ciência, no Domingo 29 de Novembro, pelas 11 horas. O director do Museu, Paulo Gama Mota, será o anfitrião da casa com uma palestra e diversos momentos didácticos em que os participantes irão perceber que a evolução está presente nas mais diversas características dos seres vivos.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...