segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Matemática no Tempo do Mestre José Vizinho

Informação recebida da Sociedade Portuguesa de Matemática:

Na época dos Descobrimentos, não só Pêro da Covilhã brilhou pelos seus feitos. Outro filho ilustre da Covilhã, cientista e matemático reputado, foi José Vizinho. É precisamente a obra e a intervenção deste académico, em vários domínios da ciência, que a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) agora lembra com uma nova publicação.

A SPM publicou com a Gradiva uma obra que recorda a figura de Vizinho, inserida na colecção "Temas de Matemática". Para Eugénia Ferrão, professora de Matemática da Universidade da Beira Interior, membro da Direcção Regional da SPM e coordenadora do livro, “o mestre era um covilhanense, do século XV, que pouca gente conhece, mas que era uma figura relevante em vários campos, nomeadamente, no da Astronomia, Matemática e Medicina.”. Dos trabalhos que vão agora ser apresentados em livro conclui-se que Vizinho “foi uma figura influente do conhecimento científico daquela altura e que em muito contribuiu para os avanços na navegação, que colocaram Portugal na história”. Com esta publicação, para além de dar a conhecer os trabalhos e contributos deste mestre para a ciência, a SPM espera divulgar uma figura “de significativo relevo”, nos Descobrimentos Portugueses.

O comandante António Costa Canas, especialista na História dos Descobrimentos, é também coordenador da obra, além de ser responsável pela sua revisão científica. A ele juntaram-se como responsáveis pela obra alguns estudiosos, académicos e investigadores da história da matemática e também da história portuguesa. Entre eles, Maria José Ferro Tavares, uma das maiores especialistas da história dos judeus em Portugal, que assina um capítulo sobre a vida do mestre, que era judeu, e também sobre o contexto social e cultural vivido na época, na Covilhã e no país. O livro conta também com a colaboração de Natália Bebiano, Nuno Crato, João Queiró, Jorge Nuno Silva, entre outros.

A nova publicação será apresentada no próximo dia 12 de Dezembro, dia de aniversário da SPM, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito da Tarde de Matemática com o mesmo título do livro, “A Matemática no Tempo do Mestre José Vizinho”.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...