sexta-feira, 20 de novembro de 2009

VEM AÍ O FIM DO MUNDO?


Minha crónica no "Sol" de hoje:

Fui há dias a uma escola em Buarcos, Figueira da Foz, falar sobre Galileu e o início da astronomia moderna e, no fim, perguntei se havia questões que quisessem colocar. Logo um dos jovens do 9.º ano levantou o braço e inquiriu: “É verdade que o fim do mundo é em 2012?”.

A questão mostra bem o enorme poder da indústria cinematográfica. Lá o esclareci que o mundo real não era bem como nos filmes de Hollywood e que o fim do mundo não estava assim tão próximo. Sim, eu sabia que a Internet estava cheia de sítios contendo delirantes profecias dos Maias ou de outros povos antigos, e de sítios contendo disparates, de inspiração mais moderna mas só aparentemente mais refinados, relativos a cataclismos geológicos ou cósmicos. Mas nada disso faz o mínimo sentido. Insistiu, porém, o meu interlocutor: “Vai mesmo haver fim do mundo?” Se, como no filme, o Apocalipse disser apenas respeito ao planeta Terra, sim, ele está previsto para o ano de 5 000 002 012 pois estima-se que o Sol termine o seu ciclo de actividade por falta de combustível nuclear daqui por cerca de cinco mil milhões de anos (o 2012 no fim do número é uma brincadeira, claro!). Por essa altura o raio do Sol terá aumentado até ele “engolir” o nosso planeta, pois a nossa estrela transformar-se-á no que se chama uma gigante vermelha. O melhor é não estar então aqui na Terra, e o previsível avanço da tecnologia espacial poderá facilitar-nos a fuga (há quem pense, em alternativa, em tecnologias para “domesticar” o Sol).

Fui ver o filme “2012” de Roland Emmerich. Chamam-lhe filme-catástrofe e o nome é bem adequado: a película é, no conteúdo e na forma, uma verdadeira catástrofe. No conteúdo, porque não há a menor verosimilhança quanto ao crescendo da actividade solar e à violenta reacção que os neutrinos do Sol provocam no interior da Terra. Na forma, porque cansa ver durante quase três horas a sucessão de sismos, vulcões, tsunamis, etc., aos quais os heróis tentam esforçadamente escapar. A mim também me apeteceu escapar a meio do filme...

6 comentários:

joão boaventura disse...

A propósito do fim do mundo visionado pelo filme "2012", sugiro uma olhada ao vídeo sobre o Código da Bíblia onde se explica algumas das causas possíveis da implosão ou explosão do mundo.

Há muitas profecias, as mais fantasiosas efabulações, mas recorda-se aqui a do irlandês São Malaquias que previu a existência de apenas 112 Papas, onde João Paulo II ocuparia o 110.º lugar, Bento XVI, o 111.º, pelo que o fim do mundo se concretizaria depois do próximo e 112.º Papa.

Para os crédulos deste imagético apocalipse só resta orarem para que Bento XVI alcance a longevidade do bíblico Matusalém.

Mas talvez não seja necessário porque há, no actual séc. XXI, um novo profeta para nos sossegar, a Agência Espacial Americana, mais conhecida por NASA, ao anunciar que o Mundo não acaba no dia 31 de Dezembro de 2012.

joão boaventura disse...

A propósito do fim do mundo, tema do filme 2012, e para quem ainda não o tenha visto, pode o vídeo Código da Bíblia sugerir algumas das causas possíveis sobre o Juízo Final.

Há muitas profecias, as mais fantasiosas, mas recordo a do irlandês São Malaquias que previu a existência de apenas 112 Papas, onde João Paulo II ocuparia o 110.º lugar, Bento XVI, o 111.º, tendo previsto o fim do mundo depois do próximo e último Papa, o 112º.

Aos crédulos deste imagético apocalipse só resta rezar para que Bento XVI mantenha uma longevidade como a de Matusalém, que se finou aos 996 anos.

Talvez não sejam necessárias as orações, a confiar no novo profeta do séc. XXI, a Agência Espacial Americana, mais conhecida por NASA, que já anunciou que o mundo não acaba no dia 31 de Dezembro de 2012.

Mas as profecias do fim do mundo pertence ao mundo mítico, como o da Bíblia e da mitologia greco-romana.
É o mundo do encantamento.

José Silva disse...

Concordo plenamente.

Pedro disse...

Não falaria tanto do poder da indústria cinematográfica somente. Aqui está em causa o poder da internet. De há dois anos para cá tem crescido a histeria e a propaganda dobre 2012 no cyberespaço. Hollywood aproveitou-se bem disso.

Vou-me rir muito no dia 13 de Dezembro de 2012.

Anónimo disse...

A vida na terra começou sem a humanidade e há-de acabar sem a mesma.

Sobre as tic, o poder e o último humano,

"No entanto, foi no século XIX que a revolução do controlo se iniciou: com a invenção da fotografia e do telégrafo, depois com a prensa rotativa, a máquina de escrever, os cabos transatlânticos, o telefone, o cinema, a telegrafia sem fios e a fita de gravação magnética. A rádio e a televisão, já emergem no século XX (Forester, 1993: 88).
Nesta perspectiva, a cultura política contemporânea está, grosso modo, associada a termos como controlo, poder, direcção, guia, regulação, comando, domínio e influência (Forester, 1993: 88). Com o aparecimento da fotografia, dá-se a reprodução do real, deixando a humanidade a marca dos seus pensamentos (para se libertar do esquecimento e da MORTE) (Freixo, 2006: 33)".

Abç,
Madalena

Anónimo disse...

Fogo nao acertam na data é dia 23 de dezembro de 2012

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...