quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Uma ideia simples e maluca



Os Cientistas ao Palco foram um projecto criado para a Noite Europeia dos Investigadores 2009. A ideia era simples e maluca: aproximar os investigadores do público recorrendo ao teatro. Tinha tudo para dar errado, mas mesmo assim a UE deu-nos dinheiro (em troca de muita papelada, burocracia, reuniões e negociações trabalhosas) e dezenas de investigadores aceitaram juntar-se ao projecto, oferecendo o seu tempo, disponibilidade e confiança, envolvendo-se como actores e co-criadores dos espectáculos.

Para além dos cientista-actores envolveram-se centenas de pessoas e diversas entidades científicas e artísticas: institutos de investigação, um Museu de Ciência, associações culturais e grupos de teatro. Vários géneros foram abordados (stand-up comedy, teatro de marionetas, teatro do movimento, teatro-fórum) para apresentar espectáculos em quatro cidades: Olhão, Lisboa, Coimbra e Porto.

O dia 25 de Setembro, a tal Noite Europeia dos Investigadores, lá passou e foi um sucesso, com milhares de pessoas a assistir aos espectáculos e a participar noutras actividades. Mas os Cientistas ao Palco tem continuado e o projecto atingiu uma maturidade improvável: para além dos espectáculos da Noite Europeia dos Investigadores, foram realizados mais uma boa dezena em contextos diversos, desde bares, Institutos de Investigação até ao Teatro Municipal de Bragança e Teatro Nacional D. Maria II.

Como balanço, mas não como conclusão (aliás os Cientistas de Pé vão actuar este sábado em Oeiras), deixo algumas das coisas que foram veiculadas na comunicação social nos últimos meses acerca dos Cientistas ao Palco:

Antena 1, 25 de Setembro 2009:


Jornal Público, 25 de Setembro 2009:


Hoje é a Noite Europeia dos Investigadores. Em Portugal, o evento vai comunicar ciência de forma invulgar: com teatro e humor. Os cientistas escreveram peças cómicas ou sobem eles próprios ao palco. Em várias cidades.

Texto completo aqui.



Jornal O Metro, 24 de Setembro 2009:



Newsletter EMBO encounters, 2009


Jornal de Negócios, Agosto de 2009:

No Governo Sombra o decreto de Ricardo Araujo Pereira sobre os Cientistas ao Palco:




Revista Sábado, 6 de Agosto 2009:






Sol, 23 de Julho de 2009:

Um grupo de investigadores científicos vai subir ao palco em Setembro, numa iniciativa destinada a aproximar o público em geral e a Ciência. A peça de teatro «O Nascer da Evolução» contará com vídeos e interacção com o público e o seu making of está a ser acompanhado online.

Texto completo aqui.

SIC Mulher:

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...