sexta-feira, 13 de novembro de 2009
DESMONTANDO OS MITOS SOBRE A GRIPE
Um artigo que desmonta vários mitos associados à gripe A foi há pouco publicado na "New Scientist": aqui. Em particular, poderá interessar o mito 6 sobre a segurança da vacina : aqui. É fácil encontrar outros artigos fundados cientificamente noutros sítios dizendo essencialmente o mesmo. Porém, num mundo onde reina a superstição e o mito, é ainda mais fácil encontrar artigos sobre o mesmo assunto sem qualquer fundamento científico ou com fundamento científico muito ténue.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
4 comentários:
Agora sim, começamos com argumentos. Está melhor. Fica-me uma dúvida: um filho meu teve gripe A, testado positivo, não é daqueles para as estatísticas. Estive uma semana inteira com ele e nunca usei máscara. Não tive quaisquer sintomas. Não faria sentido começar por testar se estou imune antes de avançar para a vacinação?
Caro Prof. Fiolhais,
O problema é um bocadinho mais complicado do que os seus posts dão a entender. Se andar pela rua e falar com as pessoas verá que elas não têm confiança nos cientistas. Este é um dado central das nossas sociedades, e é preciso perceber que a culpa é em grande medida dos cientistas. Não falo apenas do facto de os cientistas terem servido em geral os totalitarismos, ou de, em nome da ciência, se terem feito no passado crimes hediondos. Falo de coisas muito recentes. Por exemplo: a troco de benefícios de curto prazo (financiamentos, fama, etc) os cientistas têm estado sempre prontos para fomentar o alarmismo. Ou, outra situação: você acha realmente que quando os cientistas se deixam representar por fascistóides como o Dawkins, que trata todos as pessoas religiosas como tontas ou patifes, as pessoas vão confiar na ciência?
O Dr Fiolhais faz um esforço muito meritório de divulgação, mas talvez profundamente equivocado. Pensa que melhorar a cultura científica é um problema de compreensão. Bem, é, mas só um pouco. Hoje em dia é sobretudo um problema de confiança. E infelizmente, por grande culpa dos próprios cientistas, a confiança na ciência está em queda. O que se passa com a gripe A é exemplar: as pessoas NÃO CONFIAM no que os tipos da bata branca andam a dizer.
Os artigos da New Scientist sobre Fisica sao LIXO. Desta area percebo e sei que sao uma porcaria.
A credibilidade dessa publicacao e para mim nula.
São tão rigorosos que dizem...
The risk of getting Guillain-Barré from a flu vaccine is almost certainly less than 1 in a million; the risk of getting it from flu itself is more than 40 in a million.
...E "esquecem-ce" de afectar o 2* numero pela probabilidade (apesar de depender do local) de uma pessoa não vacinada apanhar a gripe! Esse é que é o resultado "final" que interessa a quem lê!
Enviar um comentário