quinta-feira, 3 de março de 2011
“Lab La Bla” à conquista de novos públicos em novo espaço.
Informação recebida da companhia de teatro marionet:
Depois do sucesso da temporada de estreia na Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto o espectáculo Lab La Bla volta à cena, desta vez inserido na XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra. O espetáculo estará num dos novos espaços do Museu da Ciência, a Galeria de Mineralogia, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), sexta-feira, dia 4 de Março, pelas 19 horas.
Sobre o espectáculo:
Como a poesia e a ciência usam a palavra para comunicar, as mesmas, quase sempre, mas os diferentes objectivos que as orientam estabelecem diferenças profundas de significado para uma mesma palavra. Lab La Bla explora a poesia influenciada pelo avanço da ciência e da tecnologia incluindo a introdução de novas palavras, temas e conceitos científicos. No fundo uma proposta de leitura e reescrita do conhecimento que a ciência constrói. Para isso utilizamos textos de Miroslav Holub (1923-1998), poeta e imunologista checo, traduzidos pelo Manuel Portela, Professor da Faculdade de Letras da UC.
"O facto de não conseguir imaginar o momento presente sempre me preocupou. Por momento presente quero dizer um estado ou processo individual consciente, uma experiência; o presente em larga escala é bastante mais fácil de apreender. O que é um momento, o que é este momento no qual eu evidentemente existo, ao contrário da natureza, a qual de acordo com a famosa citação de Whitehead não existe num momento? (...)"
Na segunda quinzena deste mês, de 16 a 20 de Março, teremos um novo momento marcante para a marionet. A estreia absoluta de “BCC no Teatro da Cerca de São Bernardo. Um trabalho sobre alterações climáticas e biodiversidade que como noutras peças anteriores da companhia, conjuga a perspectiva científica dá-nos uma dimensão racional e objectiva da questão com a perspectiva artística uma dimensão subjectiva e emocional. Em breve daremos a conhecer melhor esta obra desenvolvida em colaboração com o Instituto do Mar - Centro Interdisciplinar de Coimbra (IMAR-CIC).
Março contará ainda com os últimos dias da instalação que a artista Laetitia Morais concebeu para o 10º aniversário da marionet que até dia 6 de Março pode ser visitada na sala 2 da Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, de 3ª a Domingo entre as 14h e as 19h. “Cenografia Para Dois Leitores” explora a distorção da paisagem com cenários digitais manipulados em tempo real e reactivos às informações geradas por outros agentes.
Para mais informações sobre estes eventos, ou sobre a marionet, incluindo fotografias para publicação e marcação de entrevistas, estaremos disponíveis através do e-mail: marionet@marionteatro.com e no telefone 931671163.
Mais informações sobre a marionet aqui.
Trailer do espectáculo Lab La Bla aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
Sem comentários:
Enviar um comentário