quinta-feira, 17 de março de 2011

NOVO BOLETIM DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Minhas palavras de apresentação do novo Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, agora só electrónico e que pode ser lido, em open access, aqui.

O Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra tem uma história quase centenária , tendo passado pelas suas páginas relevantes contribuições para a biblioteconomia, e para a história do livro e da cultura [1]. Nos últimos anos, o seu âmbito tinha-se tornado mais ecléctico, ao sabor dos pedidos e sugestões variadas que recebia. Foi-se tornando claro que a Biblioteca Geral não tinha uma estrutura capaz de manter uma linha editorial, de encomendar artigos e de supervisionar adequadamente a respectiva impressão, nos moldes profissionais que os novos tempos exigiam. Evidência disso mesmo foi a irregularidade da sua publicação efectiva, só nominalmente anual, mas de facto muito irregular, com frequentes intervalos de dois, quatro ou sete anos entre os volumes. Acresce que circunstâncias de orçamento e de oportunidade não permitiram que o Boletim continuasse a ser publicado com regularidade. Assim, o último número (n.º 43) saiu em 1997.

O novo Director entrado em funções em 2004 entendeu que as publicações, nas condições então existentes, não deviam ser uma prioridade da Biblioteca Geral. Não é esse o núcleo da sua actividade, aquilo que sabemos fazer melhor. Por isso, foi celebrado um Protocolo com a Imprensa da Universidade para que todas as edições, incluindo as publicações periódicas e séries prestigiadas, como os Acta Universitatis Conimbrigensis ou os Acta Rediviva, pudessem ser feitas através daquela prestigiada chancela. De resto, a Biblioteca Geral só tinha tido intensa actividade editorial no século XX, depois da extinção por razões políticas da Imprensa da Universidade, que em boa hora pôde ressurgir.

Ao suspender-se a publicação, havia alguns inéditos em carteira, nalguns casos há longos anos, que os autores foram, entretanto, publicando onde puderam. Ao retomar agora a intenção de publicação na forma digital dos artigos entregues para publicação, apenas o do Professor Ebion de Lima permanecia inédito, e por isso o incluímos aqui, pedindo desculpa ao autor pela demora e agradecendo-lhe a disponibilidade. A presente versão do Boletim em forma digital é uma herdeira directa da versão em papel, sem alterações no título, nem modificações importantes de grafismo. Apenas o ISSN teve de mudar, para cumprir as regras do seu correcto uso bibliográfico.

Agora em formato electrónico, o Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra regressa, portanto, à sua casa original, a Imprensa da Universidade. E regressa também às suas origens, de certa forma, porque pretende voltar a focar-se nos temas da Biblioteca, na valorização dos seus fundos documentais e das suas actividades quotidianas. Pretende daqui para a frente ser uma montra de trabalhos realizados em torno dos fundos ou pelas pessoas que trabalham nesta Biblioteca ou noutras coordenados pelo Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra. Âmbito mais modesto, certamente, mas mais honesto, estamos em crer. Sem periodicidade assumida, obrigatória, sem grandes constrangimentos de orçamento ou de tamanho dos artigos, e com uma divulgação potencialmente muito maior, na Internet, uma vez que o Boletim surge em acesso livre na rede mundial, esperamos que o novo Boletim consiga fazer jus à qualidade que teve no passado.

Agradecemos a todos os colaboradores deste “Boletim” renascido e à Secção de Informação da Faculdade de Letras e à Imprensa da Universidade que proporcionaram os necessários meios técnicos. Agradecemos também e desde já a todos os potenciais colaboradores que estejam dispostos a ajudar na sua continuação, dando sequência a uma tradição antiga e satisfação às actuais necessidades. E agradecemos também, e finalmente, aos nossos leitores as reacções que nos puderem fazer chegar.

[1] Começopu em 1914, semestral, com o nome de Boletim bibliográfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra, e passa a anual em 1934. Para trás tinha ficado outro título regular, o Archivo bibliographico, onde se começou a publicar o Catálogo dos Manuscriptos]

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...