segunda-feira, 21 de março de 2011

Fusão de Bibliotecas


Declarações que prestei à Lusa e que foram publicadas hoje no "Diário de Coimbra":

Coimbra devia fundir “depósitos legais” da Universidade e municipal

Coimbra, única cidade do país, além de Lisboa, com dois «depósitos legais», deveria acabar com a dupla recepção de publicações, juntando os dois serviços num só, defende o director da Biblioteca da Universidade, Carlos Fiolhais.

A existência de duas bibliotecas em Coimbra «beneficiárias do “depósito legal” não faz qualquer sentido», critica o director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra apelando a «uma certa racionalização». «Não é defensável haver dois “depósitos legais”» na mesma cidade – na Biblioteca da Universidade e na Municipal," afirma, à agência Lusa, Carlos Fiolhais, recordando que esta situação só tem paralelo em Lisboa, onde «também não faz sentido». As bibliotecas de uma «mesma área geográfica têm de se entender, formando uma rede regional, que seja parte da rede nacional», sustenta. «Os recursos humanos e materiais são escassos» e a gestão das edições que chegam em duplicado a Coimbra poderia ser feita em conjunto pelas duas entidades beneficiárias do “depósito legal”. «Isso permitiria poupar muito» e garantiria um melhor tratamento e disponibilização destes fundos, considera Carlos Fiolhais, sublinhando que, além disso, falta espaço para tantos livros e outras publicações – a Biblioteca da Universidade «está a rebentar pelas costuras», lamenta.

Esta racionalização de meios poderia mesmo, na perspectiva do director, ir além do “depósito legal”, através da junção de outros serviços e meios, porventura até das duas bibliotecas.

Este «é, de facto, um assunto muito pertinente», reconhece Maria José Azevedo Santos, vereadora da cultura e vice-presidente da Câmara de Coimbra. Trata-se de uma proposta que «merece reflexão e debate», afirma a autarca, admitindo que tal «possibilidade poderá ter vantagens», desde logo em relação ao espaço, cuja falta é também «um dos maiores problemas da nossa biblioteca». A vereadora e também professora universitária recorda, no entanto, que a Biblioteca Municipal, embora possua um importante espólio de livro antigo, está «ligada sobretudo a uma bibliografia mais recente» e, portanto, com características diferentes das bibliotecas universitárias, particularmente da de Coimbra.

Edições em suporte electrónico correm risco de se perderem

Muitas edições em suporte electrónico correm o risco de se perderem para sempre, pois não existe “depósito legal” nem outro mecanismo que garanta a sua preservação no futuro, alerta Carlos Fiolhais. À semelhança do que sucede com as publicações impressas em papel, também as edições em suporte electrónico, como o DVD (Digital Video Disc), o CD (Compact Disc) ou o BD (disco óptico também conhecido por Blu-ray), carecem de meios que assegurem a sua salvaguarda, sublinha o director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...