segunda-feira, 21 de março de 2011

Se toda a vida é um desafio

De Diogo Bernardes (1520-1605), no dia Mundial da Poesia

Se toda a vida é um desafio,
Se sobre nada tem seu fundamento,
Que descuido este meu? Qu'errado intento?

Que pretendo? Qu' espero? Em que me fio?
Oh vida humana, folha em seco estio
Levada pelo ar de qualquer vento!
Oh flor de primavera, num momento
Chamuscada do Sol, murcha de frio!
Quando cuido no tempo atrás passado,
O que passei m´espanta, o por vir temo,
No presente não sei que m´embaraça.
Mas, ainda que de ti tam alongado,
Ordena tu que torne, ó Pai supremo,
Este pródigo filho a tua Graça.


In Ferreira, M.E.T. & Paula, B.M. (1960). Textos literários: século XVI. Lisboa: Aster, 431-432.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando é boa a Poesia,
não tem tempo nem lugar:
o que tem categoria
não pode nunca passar!

JCN

Anónimo disse...

Ao meu jeito, quinhentos anos depois:

Porque a perdi, Senhor, por culpa minha
e só de ti depende eu rehavê-la,
dá-me de novo a Graça que antes tinha
e que de mim fazia pó de estrela!

Devolve-me a amizade que perdi
por de ti me afastar por meus pecados,
consente que outra vez me chegue a ti
depois de inteiramente perdoados!

Restitui-me, Senhor, a confiança
que em mim depositaste, mas em vão,
e que traída nunca mais se alcança!

Faz-me a graça, Senhor, mais uma vez,
de teus braços me abrir, teu coração,
pois a teus pés me encontro, como vês!

JOÃO DE CASTRO NUNES

Anónimo disse...

Se de tudo na vida desconfio
por nada confiança me inspirar,
só me resta aceitar o desafio
de meu estado de alma superar!

JCN

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...