quinta-feira, 3 de março de 2011
A Biblioteca e a Cidade
Informação sobre a exposição "A Biblioteca e a Cidade", comissariada pelo arquitecto Rui Lobo, que está patente este mês na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:
“A Biblioteca e a Cidade” é uma exposição que se organiza por ocasião da XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que tem por tema “Reinventar a Cidade”. Pretende-se mostrar, através da fotografia, um conjunto de bibliotecas de construção e/ou projecto recente (entre 1991 e 2011), no estrangeiro e em Portugal, que para além de darem resposta a aspectos concretos relacionados com as exigências funcionais da biblioteca contemporânea, procuram estabelecer uma relação dialogante com a cidade envolvente.
Nos últimos anos, tem-se posto em causa o papel do livro na sociedade contemporânea com a proliferação de meios informáticos e de sistemas virtuais. Paralelamente, a própria funcionalidade das bibliotecas tem sido relativizada a partir da consideração destas possibilidades alternativas de transmissão do conhecimento. Porém, e como nos recorda Alfonso Muñoz, se por um lado a transmissão de dados por sistemas electrónicos põe em causa o livro e a biblioteca, por outro, nunca na história se publicou tanto nem se construíram tantas bibliotecas.
A biblioteca contemporânea parece viver, assim, da sua capacidade de se constituir como lugar de encontro, de conexão e de intercâmbio, para além de dar resposta às suas funções tradicionais de depósito de livros e de informação e de oferta de espaço para a leitura. Neste sentido, a biblioteca continuará a ter, necessariamente, um lugar privilegiado na cidade dos próximos anos.
A exposição organiza-se por quatro módulos, correspondentes a quatro temas distintos, que enquadram os vários exemplos seleccionados.
No primeiro observam-se três bibliotecas levantadas com o intuito claro de se afirmarem como novos marcos urbanos, verdadeiros símbolos das cidades que as promoveram e levaram avante a sua edificação.
Num segundo painel temático aborda-se o tema da reabilitação arquitectónica e urbana, um tema cada vez mais pertinente nas cidades actuais, mostrando-se bibliotecas que foram exemplarmente instaladas em edifícios com valor histórico e patrimonial, ou cujo novo edifício contribuiu significativamente para determinada operação de requalificação urbana.
Um terceiro módulo comporta um conjunto de três bibliotecas universitárias, sendo naturalmente o contexto universitário, desde há muito, um meio privilegiado para o surgimento deste tipo de edifícios.
Finalmente, mostra-se um conjunto de três bibliotecas pensadas para o território nacional, fazendo-se um resumo possível do projecto contemporâneo da biblioteca no nosso país.
Rui Lobo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA
A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
«Na casa defronte de mim e dos meus sonhos» é o primeiro verso do poema de Álvaro de Campos objecto de questionamento na prova de Exame de P...
Sem comentários:
Enviar um comentário