sábado, 10 de janeiro de 2009



Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Museu da Ciência revela segredos dos brinquedos: Sessão de 18 de Janeiro é orientada por físico da Universidade de Cantabria, Espanha

Será que o caminho mais rápido para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) é o caminho mais curto? Pequenos e graúdos podem descobrir em conjunto a solução deste problema já no próximo dia 18 de Janeiro (domingo). Mais depressa ou mais devagar, basta inscreverem-se em mais uma sessão da Ciência em Família do Museu da Ciência da UC, desta feita dedicada aos mistérios dos brinquedos.

Que ciência podemos aprender a partir das brincadeiras do dia-a-dia? Por que é que um cientista e filósofo famoso como Descartes se deu ao trabalho de inventar um brinquedo? Que segredos guardará? E que mistérios esconde um objecto de decoração que foi originalmente criado pelo próprio Galileu Galilei? Estas e outras perguntas dão o mote à primeira edição da Ciência em Família de 2009.

O físico e professor da Universidade de Cantabria (Espanha) Julio Güémez é o primeiro convidado do ano do Museu da Ciência da UC, que dará a conhecer às famílias instrumentos “mágicos” como o mergulhador de Descartes e o termómetro de Galileu.

A sessão de 18 de Janeiro decorre das 11h às 12h no Museu da Ciência, instalado no antigo Laboratorio Chimico da Universidade de Coimbra, perto da Sé Nova (Largo Marquês de Pombal).

A participação nas sessões da Ciência em Família requer inscrição prévia, que pode ser formalizada através do número de telefone 239 85 43 50 ou do fax 239 85 43 59. O custo, que se reporta apenas à entrada no Museu, é de três euros por pessoa (1,50 euros para estudantes, professores, titulares de cartão jovem ou adultos a partir dos 66 anos; gratuito para docentes, alunos e funcionários da UC, crianças até aos 5 anos, sócios do ICOM – Conselho Internacional de Museus, MC2P – Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal e da APOM – Associação Portuguesa de Museologia).

Depois dos brinquedos, o Museu da Ciência irá promover a 15 de Fevereiro mais uma sessão para adultos e crianças, dedicada ao mundo da electricidade.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...