quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Espólios Digitais

(clicar na imagem para aceder ao site)

Foi hoje inaugurada a Biblioteca Digital Camões, onde os visitantes dispõem de aproximadamente 1200 registos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos, entre textos literários, pautas musicais, ensaios, poesia e publicações científicas. Dentro em breve estará ainda disponível o acervo da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses.

Também o Museu Ernest Hemingway em Finca Vigia, Cuba, vai tornar público o seu espólio (armazenado na cave da casa onde Hemingway viveu 21 anos e escreveu algumas das suas obras mais marcantes). O arquivo do autor estará disponível em breve e contará com fotografias, cartas e manuscritos, além do epílogo, nunca publicado, do romance «Por quem os sinos dobram».

Como explicou Ada Rosa Alfonso, directora do Museu, «Estamos a falar de 3,194 páginas de documentos, mais de 2 mil documentos, alguns já digitalizado» que permitirão aos estudiosos «debruçar-se sobre documentos que lançam luz sobre o período cubano de Hemingway, que foi muito importante e pouco conhecido pelos seus biógrafos».

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...