sábado, 3 de janeiro de 2009

As dez descobertas do ano

O humor científico de David Marçal no último "Inimigo Público" (de 26 de Dezembro):

Painel do Inimigo Público elege o Fim do Mundo como a descoberta de 2008

Hoje não foi descoberto nada de especial. 26 de Dezembro é o tradicional dia de descanso, mas os restantes dias do ano são pródigos em novidades e avanços da ciência, fins de semana incluídos. Estas são as escolhas do painel do Inimigo, reunido antes da partida para a habitual viagem de observação da migração do ganso-patola, que decorre num motel de beira de estrada entre Badajoz e Madrid.


1. O fim do mundo

Foi finalmente inaugurado o acelerador de partículas que vai criar mini-buracos negros capazes de engolir o sistema solar e provocar-lhe uma sensação horrível, semelhante a um anti-orgasmo. Infelizmente avariou, mas o fim do mundo representa um grande avanço para a ciência e o fim da crise mundial.

2. Sonda Phenix encontrou uma pastilha elástica

E outros sinais de que houve vida em Marte, como duas pontas de cigarro e um preservativo usado.

3. O desaparecimento da caixa multibanco do Tribunal de Cascais explicado pela mecânica quântica

Segundo a mecânica quântica quando uma partícula faz uma trajectória entre um ponto e outro não se sabe muito bem o que aconteceu no caminho. Uma caixa multibanco pode estar perfeitamente num momento dentro do tribunal e no seguinte integrada na colecção Berardo no CCB, de onde já não sai por menos de dois milhões de euros.

4. O mundo foi criado em apenas 5,6 dias

Deus pode ter sido mais rápido do que se pensava. Tal como o físico João Magueijo propôs que a velocidade da luz não é constante, questionando um dos paradigmas da relatividade de Einstein, também a velocidade de Deus pode ser variável. Segundo a teoria VGS (Varying God Speed, na sigla inglesa) nos tempos primordiais (até ao sétimo dia) a velocidade de Deus poderá ter sido mais elevada. Uma das consequências é que Deus não descansou o sétimo dia inteiro, o que poderá permitir a abertura dos hipermercados ao domingo.

5. Fungo que produz dinheiro em vez de penicilina

Tal como o bolor Penicillium chrysogenum produz penicilina, o Guitus pastelis excreta dinheiro. A descoberta foi acidental e promete fazer pela pobreza o que a penicilina fez pelo tratamento da gonorreia.

6. São as árvores que provocam o efeito de estufa

A Corrente Tá Tudo Bem (TTB) é a nova tendência das alterações climáticas, com uma profusão de artigos nos jornais que tranquilizam o cidadão angustiado: o aquecimento global não só não existe como vai passar depressa.

7. Encontrado fóssil de costela muito semelhante a uma mulher e um dente de lobo vegetariano do Jardim do Éden

O registo fóssil finalmente apoia a ciência criacionista: um igual e Deus desempata com voto de qualidade.

8. Asteróide idoso, perdido e em sentido contrário à volta do Sol

O 2008 KV42 foi encontrado perdido na cintura de Kuiper e à volta do Sol em sentido contrário. Provavelmente fugiu da Nuvem de Oort, uma espécie de lar da terceira idade para asteróides.

9. Barreira de contentores em Alcântara vai criar um microclima semelhante ao de Sintra

Haverá mais humidade atmosférica que será arrastada para o mar pelo vento Norte, deixando Lisboa a salvo das trombas de água e criando um microclima específico que alimenta um exotismo romântico na paisagem.

10. Genoma da mulher é como uma cozinha do Ikea

O ADN do homem tem os genes espalhados por todos os cromossomas, mais ou menos aleatoriamente e rodeados de ADN-tralha (não contém genes), como uma arrecadação apinhada onde não se encontra nada. No genoma da mulher os genes estão agrupados por assuntos e arrumados de modo que se sabe sempre onde encontrar determinado gene, o ADN que não contem genes está no fundo dos cromossomas e só não é deitado fora porque pode ser preciso para fins de investigação criminal.

David Marçal

1 comentário:

perspectiva disse...

David Marçal diz:

"Deus pode ter sido mais rápido do que se pensava."

Curiosamente, alguns teólogos ao longo da história interpretaram alegoricamente o Génesis, justamente por pensarem que 6 dias era muito tempo.

No entanto, se a Bíblia afirma que Deus criou o Universo em 6 dias, é porque o fez.

"Tal como o físico João Magueijo propôs que a velocidade da luz não é constante..."

Os criacionistas são muitas vezes ridicularizados por acreditarem num Universo recente, quando a luz das estrelas demora milhões ou biliões de anos luz a chegar à Terra.

No entanto, os teóricos do Bib Bang também têm um problema de velocidade da luz, chamado "problema do horizonte.

Pelo menos é bom saber que a inconstância da velocidade da luz é considerada por astrofísicos não criacionistas.

Alguns astrofísicos criacionistas têm sustentado essa posição, mas têm sido ridicularizados.

Na verdade, trata-se de uma posição minoritária entre criacionistas, na medida em que a variação da velocidade da luz coloca dificuldades físicas de grande monta.

Presentamente, os criacionistas têm desenvolvido modelos de dilação gravitacional do tempo e buracos brancos.

Um dos modelos mais recentes é o trabaçho do astrofísico australiano John Harnett, que tem articulado a ideia de dilação gravitacional do tempo com a cosmologia proposta pelo astrofísico israelita Moshe Carmeli, a qual tem o mérito de explicar as observações astrofísicas sem a introdução dos múltiplos "fudge factors" exigidos pela teoria do Bib Bang.

"...questionando um dos paradigmas da relatividade de Einstein, também a velocidade de Deus pode ser variável."

Uma coisa é certa. A Bíblia diz que para Deus mil anos é como um dia e um dia como mil anos. Deus é o único absoluto.

"Segundo a teoria VGS (Varying God Speed, na sigla inglesa) nos tempos primordiais (até ao sétimo dia) a velocidade de Deus poderá ter sido mais elevada."

O melhor mesmo é adoptar a Palavra de um Deus eterno, omnisciente e omnipotente, do que teorias falíveis de indivíduos temporal, física e intelectualmente limitados.

"Uma das consequências é que Deus não descansou o sétimo dia inteiro, o que poderá permitir a abertura dos hipermercados ao domingo."

Deus criou o mundo em 6dias (seja por variação da velocidade da luz, dilação gravitacional do tempo, ou outro mecanismo desconhecido), sendo que é bom para nós seguir o exemplo de Deus na combinação entre trabalho/descanso, aproveitando o domingo para prestar culto a Deus e passar o resto do tempo com a família e os amigos.

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...