terça-feira, 13 de janeiro de 2009

MULHERES DE ATENAS


Informação recebida da Sá da Costa:

Ana Lúcia Curado,Mulheres em Atenas, As Mulheres Legítimas e as Outras", Lisboa: Sá da Costa Editora, 2009, 554 pp.

Sobre o livro:

"Estão na moda, como todos sabem, os estudos sobre as mulheres. Universidades prestigiadas dedicam seminários a essa matéria (embora actualmente se desenhe já um campo de investigação em sentido oposto, ou seja, de estudos sobre o outro género). Tal como acontece com qualquer área nova do saber, extremam-se posições e procura-se muitas vezes amoldar a escassa evidência do passado a esquemas previamente delineados.

Diferente é o caso do livro que nos propomos apresentar em breves palavras…. O tema deste livro desenvolve-se … entre a sociologia, a história do direito grego, a religião e a moral. Principais finalidades do casamento eram assegurar a descendência – ou, na falta dela, recorrer à adopção, com o objectivo de manter a continuidade da família –, obtendo a cidadania dos filhos com os privilégios a ela inerentes. Ao longo deste estudo perpassam questões que são, afinal, de todos os tempos, como a do divórcio e suas modalidades, do direito sucessório, da homossexualidade, do apoio aos parentes idosos. E não faltam paralelos estabelecidos aqui e ali com autores modernos célebres, como D. H. Lawrence e N. Hawthorne, ou com filmes, como M de Fritz Lang.

É na Parte II, a das "Relações extraconjugais", que surgem as análises mais brilhantes, como a da rebeldia da mulher de Eufileto, figura sem nome e sem voz, que no entanto desenvolve a complexa e sinistra trama patente no discurso de Lísias, "Acerca do assassínio de Eratóstenes"; e do mesmo modo no "Contra Neera", certamente de Apolodoro, o processo de usurpação escandalosa de direitos e funções que a lei ateniense não permitia a quem não gozasse do privilégio da cidadania, e a demonstração da abusiva liberdade com que a acusada se movimentava."

(Do Prefácio da Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira)

Sobre a autora:

Ana Lúcia Curado é Professora da Universidade do Minho, Doutorada em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra. É autora do livro Cartas Italianas de Verney (Lisboa, Sílabo, 2008) e editora do livro A Antiguidade e Nós. Herança e Identidade Cultural (Braga, Universidade do Minho, 2006). É tradutora de textos clássicos e ensaísta.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...