quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PAUL NEWMAN NO PAPEL DE GENERAL ATÓMICO



O Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra está a passar um ciclo de filmes dedicado ao actor norte-americano recentemente falecido Paul Newman. No filme "Sombras no Futuro" (no original americano "Fat Man and Little Boy", 1989) ele faz de "Fat Man", o truculento General Leslie Groves que é o responsável militar pelo projecto Manhattan de construção das primeiras bombas atómicas, e que se confronta com o "Little Boy", o lendário físico Robert Oppenheimer, que é o responsável científico. Claro que "Fat Man" e "Little Boy" eram os nomes das duas bombas que causaram as tragédias de Hiroshima e Nagasaki.

O filme, com música de Ennio Morricone, faz um bom levantamento da época e, se exceptuarmos algumas melodramáticas do enredo (por exemplo, o físico enamorado da enfermeira que sofre um grave acidente com radiação ou a entrada em glória da equipa na base de Los Alamos depois da explosão experimental bem sucedida em Trinity no deserto do Novo México, o que não faz sentido num projecto altamente secreto), pode ser vista como um documentário de um dos episódios mais dramáticos da história humana. Bem, atendendo a que o realizador Roland Joffé tinha Newman como principal actor, penso que o confronto Groves - Oppenheimer pende demasiado para o general, mas isso é discutível. É natural que um físico simpatize mais com Oppenheimer do que com Groves...

PS) Paul Newman faz um papel de físico no filme "Cortina Rasgada" de Alfred Hitchcock (1966), que retrata a ciência durante a guerra fria. Transcrevo de uma base de dados de filmes:
"A história gira em torno Professor Michael Armstrong (Paul Newman), um renomado cientista americano que está partindo para um congresso internacional de física em Copenhagen, junto com sua assistente / noiva Sarah Sherman (Julie Andrews). Lá chegando, ela começa a desconfiar de algumas acções do professor(...)"

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Carlos. É Ennio e não Enrico Morricone.

por outro lado, como o Carlos bem sabe, Fat Man e Little Boy eram os nomes das bombas que foram lançadas sobre Nagasaki e Hiroxima, respectivamente. Apenas por associação de ideias se poderá fazer corresponder o título ao confronto entre o gordo General Groves e o jovem Oppenheimer.

Quanto a Groves parecer sair em cima no filme, isso é normal. Foi interpretado por Paul Newman. Oppenheimer por um actor que, tendo feito um bom papel, é mais conhecido como o Murdock da série A-Team (Soldados da Fortuna em Portugal).

De Rerum Natura disse...

Muito obrigado, já emendei o primeiro nome do compositor musical. E acrescentei para quem não saiba o esclarecimento sobre os nomes das bombas. Julgo que o título do filme se refere aos dois personagens centrais e não propriamente às bombas, cuja imagem aparece no filme e sobre cuja explosão se dá notícia no fim. Já agora esclareço que, ao contrário do que o filme mostra, essas bombas não foram montadas em Los Alamos, mas sim enviadas por peças para uma base do Pacífico, num subprojecto ultrasecreto.
Sim, concordo que o actor que faz de Oppenheimer, Dwight Schultz, faz um bom papel, mas ao lado de Newman é dificil sobressair... Ele faz também o Dtar Treck na TV e no cinema.
Carlos Fiolhais

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...