terça-feira, 4 de março de 2008

LUIZ PACHECO E AS EDIÇÕES CONTRAPONTO


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Exposição bibliográfica e documental
Luiz Pacheco e as edições Contraponto
na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Inauguração:

4 Março, terça-feira, 17h00 Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Sala de S. Pedro), Largo da Porta Férrea, Coimbra.

Horário de abertura:

De segunda a sexta-feira, de 4 de Março até 4 de Abril, 10h-12h, 15h-17h. Entrada livre.

Sítio na Internet: Aqui.

http://www.uc.pt/bguc/luizpacheco

Conteúdos:

Esta exposição bibliográfica e documental inclui, além de exemplares da obra literária e das traduções de Luiz Pacheco (1926-2008), alguns manuscritos desse escritor, cedidos por familiares e coleccionadores particulares, assim como uma significativa amostragem das obras publicadas sob a chancela da editora Contraponto, que ele criou e dirigiu.

Na Biblioteca Geral, poderão ser vistos os manuscritos originais de “O Libertino passeia por Braga a idolátrica o seu esplendor” e da “Comunidade”, as primeiras edições em “stencil”, folhetos raros como “A Pide nunca existiu”, “Um marginal : João Rodrigues”, diários pessoais inéditos e alguns livros meticulosamente lidos e anotados pelo obsessivo leitor e revisor que foi Luiz Pacheco, para além de documentos da administração da editora. Entre as edições Contraponto, estarão as primeiras obras de Mário Cesariny, Herberto Helder, Natália Correia, e de outros importantes autores que aquela chancela deu a conhecer.

A evocação de Luiz Pacheco da Biblioteca Geral integra-se no programa da X Semana Cultural da UC, que decorre sob o tema “A Imaginação”. Foi Pacheco quem afirmou que nunca tinha escrito um romance pois não tinha imaginação suficiente, acrescentando “o que escrevo é a minha vida”. Durante a Semana Cultural, a prosa de Pacheco ouvir-se-á em espaços públicos da Universidade, desde a Sala de Leitura da Biblioteca até às salas e corredores da Faculdade de Letras.

Juntamente com a exposição, inaugura um sítio na Internet que conterá o catálogo dos documentos expostos e que incluirá uma bibliografia e textos de referência sobre o autor e a obra.

Em paralelo com a exposição, a Biblioteca Geral realiza ainda no sábado, dia 8 de Março, pelas 14h30m, um colóquio em que estarão presentes familiares, amigos e estudiosos da obra de Luiz Pacheco. O programa é o seguinte:

Colóquio A imaginação de Luiz Pacheco

Local:

8 Março Biblioteca Geral (Sala de S. Pedro)

Programa:

14h30 Biblioteca Geral (Sala de S. Pedro) Visita guiada à exposição bibliográfica

15h30 Biblioteca Geral (Sala de S. Pedro) Espectáculo de teatro e dança, "Abrigo I", concebido a partir de excertos de textos de Luiz Pacheco, da responsabilidade da coreógrafa Madalena Victorino.

16h30 Sala do Exame Privado (Reitoria) Espectáculo "Abrigo II" resultante do workshop dirigido por Madalena Victorino.

17h30 Biblioteca Geral (Sala de S. Pedro) Intervenções previstas de Victor Silva Tavares, João Bonifácio Serra, Ferreira da Silva, Paulo Pacheco, Fernando Pinto do Amaral e José Severo de Abreu Barbosa.

Contactos:

A. E. Maia do Amaral (Director Adjunto da BGUC): telefone 239 859 816 e-mail aemaia@bg.uc.pt

José Severo Barbosa (Bibliotecário responsável pela exposição): telefone 239859847 e-mail josesevero@bg.uc.pt

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...