terça-feira, 18 de março de 2008

Utopias na casa de Fronteira


Informação sobre a próxima actividade cultural organizada pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, recebida dessa Fundação:

GRUPO DE LEITURA "UTOPIAS"

26 de Março, 9 e 23 de Abril, 14 de Maio e 18 de Junho de 2008
(às quartas-feiras, 21h30)

Informações - 217784599
(inscrições limitadas)

O que é um Grupo de Leitura? É, muito simplesmente, um grupo de pessoas que se encontram regularmente para conversar sobre um livro que previamente leram. É ainda a prova viva de que toda a verdadeira obra de arte permite múltiplas leituras.

O que é uma Utopia? Literalmente, é a descrição de uma sociedade que não existe em lugar nenhum (do grego ou, adv. de negação, e topos, lugar); a palavra foi cunhada por Thomas More para a obra Utopia, mas o conceito existe, pelo menos, desde que Platão escreveu a República. De uma forma geral, a palavra Utopia é usada no sentido de uma sociedade ideal imaginária ou de um conceito de sociedade impossível de pôr em prática. Para a descrição de uma sociedade que aparenta ser ideal, mas não o é na verdade, usa-se, com frequência, a palavra Distopia mas, de facto, uma Distopia é também uma Utopia no sentido etimológico, que definimos acima. Assim, neste Grupo de Leitura analisaremos tanto Utopias, no sentido corrente da palavra, como Distopias.

PROPOSTA DE LEITURAS

26.03.2008 – “Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley

por JOSÉ PACHECO PEREIRA.

09.04.2008 – obra e orientador a indicar.

23.04.2008 – obra e orientador a indicar.

14.05.2008 - obra a indicar.

por MANUEL VILAVERDE CABRAL.

18.06.2008 - "Utopia" de Thomas More.

por JOÃO PINA CABRAL.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...