“Será que as elevadas taxas de insucesso em Matemática são uma fatalidade?”
Conferência e debate com o Prof. Hung-Hsi Wu, Berkeley, membro do National Math Advisory Panel, que acabou de difundir o debatido relatório sobre a experiência americana.
Com a participação de Cândida Palma, Professora do Ensino Secundário, e de Nuno Crato, Professor do ISEG.
A experiência dos Estados Unidos na democratização do ensino superior tem um século. Na Europa, pretende-se também generalizar o accesso às universidades, tendo alguns países obtido sucesso nesse esforço e outros não. Com o processo de Bolonha e a uniformização do 1º ciclo universitário, criam-se novas condições de acesso à universidade. No entanto, a formação pré-universitária de muitos estudantes tem deficiências graves e as universidades não têm sabido enfrentar esse problema. As taxas de insucesso nas cadeiras iniciais de matemática são dramáticas. Que podem as universidades fazer para reduzir as taxas de insucesso sem esquecer a formação necessariamente exigente nessa importante disciplina?
Talk by Hung-Hsi Wu, University of California at Berkeley, followed by debate:
“The decline of school mathematics education in the U.S.”
Abstract: The percentage of U.S. college freshmen who need remediation in mathematics has become alarmingly high in recent years. The causes of the decline in school mathematics education are complex; societal changes, the deterioration of the teaching work force, and the loosening of the family structure all seem to be contributing factors. There is no solution in sight, but it can be persuasively argued that one should start with improving teacher quality.
Dia: 25 de Março, às 11:30hs
Local: Auditório 3 (Ed. Quelhas)
Gabinete de Comunicação e Imagem
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
Rua do Quelhas, n.º 6, 1200-781 Lisboa
Telf. (351) 213 925 834/213 925 813/ 213 922 727
Fax. (351) 213 922 725
Email: gci@iseg.utl.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário