quarta-feira, 12 de março de 2008

Parabéns, Nuno!

Informação recebida da Gradiva:

O matemático e divulgador português Nuno Crato foi um dos agraciados hoje em Bruxelas com um dos European Science Awards (ex-Descartes prize), numa cerimónia pública tida esta tarde no Flagey Building, com a participação do Comissário Europeu para a Ciência e a Investigação, Janez Potocnik, do ministro em exercício na presidência europeia, Mojca K. Molinar, de representantes da imprensa europeia e de todo o mundo, e de centenas de convidados.

Nuno Crato, professor de Matemática e Estatística no ISEG e pró-reitor da UTL, ficou em segundo lugar na categoria de “Science Communicator of the Year”. O primeiro foi atribuído ao astrofísico e escritor francês Jean-Pierre Luminet. Prémios anteriores foram para figuras tão importantes na divulgação científica como Bill Bryson e David Attenborough.

Concorreram a estes prémios centenas de cientistas e divulgadores europeus. É a primeira vez que um deles é atribuído a um português.

Na citação do galardoado, o júri europeu salientou a colaboração ininterrupta no semanário “Expresso” com artigos semanais desde o ano de 1996, a colaboração na Rádio Europa e em vários programas de televisão. Salientou igualmente a contribuição de Nuno Crato como Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática para a promoção de eventos de popularização da matemática entre os jovens. O júri destacou ainda vários livros que publicou, tais como A Espiral Dourada. O último livro de Nuno Crato foi publicado este ano na Gradiva com o título Passeio Aleatório e está já em segunda edição, tendo a primeira esgotado em poucas semanas.

Ao descrever o seu estilo de divulgação, a que chamou “abordagem Crato” (“Crato’s approach”), o júri destacou a “escrita fácil de ler, mas também informativa e cientificamente sólida”. A propósito de artigos deste autor já premiados pela European Mathematical Society, o júri salientou que os seus textos focam “assuntos interessantes para o público, tratados com humor, inteligência e um estilo jornalístico distinto”.

Nuno Crato é Professor Associado com Agregação de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. É pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciou-se em Economia no ISEG. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário. O seu trabalho de investigação incide sobre processos estocásticos e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente computacionais, climatéricas e financeiras. É presidente e coordenador científico do Centro FCT Cemapre e membro de várias sociedades científicas internacionais, nomeadamente da American Statistical Association e do International Institute of Forecasters. Foi Presidente do International Symposium on Forecasting em 2000. Tem trabalhos de investigação publicados em diversas revistas internacionais da especialidade, nomeadamente Statistical Papers, Communications in Statistics, Journal of Econometrics, Economic Letters, International Journal of Forecasting e Journal of Forecasting. É presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e membro dos corpos gerentes do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses (FIIP).

Em paralelo com o seu trabalho académico, está empenhado na divulgação científica. Colabora regularmente na imprensa, principalmente no semanário "Expresso" onde mantém desde 1996 uma coluna semanal de divulgação científica, e tem colaborado com vários programas de televisão, nomeadamente o 4xCiência e o 2010. Mantém o programa radiofónico diário 3 minutos de ciência na Rádio Europa. É autor de Zodíaco: Constelações e Mitos (Gradiva, 2001) e Passeio Aleatório (Gradiva, 2007); é co-autor de Eclipses (Gradiva, 1999), de Trânsitos de Vénus (Gradiva, 2004), de A Espiral Dourada (Gradiva, 2006), de Relógios de Sol (CTT, 2007) e de outras obras de divulgação.

A Sociedade Europeia de Matemática atribuiu-lhe em 2003 o Primeiro Prémio do concurso Public Awareness of Mathematics pelo seu trabalho de divulgação.

Preocupado com o ensino, publicou O Eduquês em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista (Gradiva, 2006), coordenou Desastre no Ensino da Matemática: Como Recuperar o Tempo Perdido (SPM/Gradiva, 2006) e organizou a colectânea Ser Professor , de textos de Rómulo de Carvalho (Gradiva, 2006).

5 comentários:

Rui Baptista disse...

Parabéns Nuno! Parabéns Portugal!

Um abraço

Anónimo disse...

Precisávamos em Portugal de muitos Nunos Castros. Parabéns

Anónimo disse...

Parabens!

MP-S

Anónimo disse...

Para quando um prémio deste tipo para um português por ter resolvido um problema, provado um teorema ou aberto novas áreas de investigação em Matemática?

paulu disse...

A coluna do Nuno Crato é dos bons motivos para comprar aquele saco de plástico com dezoito quilos de papel lá dentro. Gosto - até mesmo quando uma vez me irritei com uma abordagem «algo extraterrestre» que ele fez a um tema de informática mais que corriqueiro! Parabéns pelo prémio!

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...