segunda-feira, 17 de março de 2008

FÍSICA RELATIVISTA


A IST Press, editora do Instituto Superior Técnico, acaba de lançar, na sua colecção "Ensino da Ciência e da Tecnologia" (nº 23), o livro "Física Relativista. Mecânica e Electromagnetismo" do físico Jorge Loureiro. É um bom manual, com conteúdos muito úteis para quem quer saber mais relatividade e uma excelente apresentação. Transcrevo o meu texto da contracapa:

Este livro baseia-se em aulas de Electrodinâmica Clássica, do 3º ano do mestrado integrado em Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico.

Depois de três capítulos contendo os fundamentos da Teoria da Relatividade e da linguagem matemática em que ela melhor se expressa, apresenta no capítulo 4 o Electromagnetismo do ponto de vista da relatividade - o ponto de vista natural dessa teoria física, aquele onde ele fica mais compacto e elegante - e prossegue nos capítulos 5 e 6 com a dinâmica relativista, para terminar nos Capítulos 7 e 8 com óptica relativista e fotónica. Os últimos capítulos beneficiam da especialização em plasmas do autor e têm até algumas novidades na literatura pedagógica.

No seu conjunto a obra está bem pensada e escrita, apresentando inegável valor didáctico (os problemas e exercícios apresentados são uma clara mais-valia do livro).



1 comentário:

Filipe Moura disse...

Está tudo desformatado!
Mas obrigado por chamar a atenção para este livro do melhor professor que eu tive no IST. É caso para eu dizer que ainda não li e já gostei.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...