quinta-feira, 6 de março de 2008

Mundos Imaginados - Exposição










Desde sempre, confrontado com o desconhecido, o Homem imaginou-o e materializou-o em imagens, mais ou menos ficcionadas. Os fenómenos da natureza, os animais e as plantas, o outro, o diferente, foram imaginados, idealizados, diabolizados, convertidos em seres monstruosos e em cenários fantasmagóricos, povoados de ciclopes, unicórnios e outros seres mitológicos.

A ciência veio permitir clarificar o que era real ou apenas imaginário, já que, de entre todos os mundos possíveis, vivemos num só.


Os imaginários dos europeus sobre a natureza e os outros são descritos e analisados nesta exposição do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, em colaboração com as secções museológicas de história natural e de física,que hoje inaugura (17h) na galeria do Museu Antropológico, na Rua do Arco da Traição, em Coimbra. A exposição integra-se na semana cultural da Universidade de Coimbra e prolonga-se até Junho.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...