domingo, 9 de março de 2008

De Rerum Natura - o primeiro ano

No dia 7 de Março de 2007, fez sexta-feira 1 ano, um novo blog iniciava a sua actividade com uma declaração de intenções:

«O poeta latino Tito Lucrécio Caro, que viveu no século I a.C., escreveu um único livro: o poema De Rerum Natura. Nele defende a teoria atomista (Demócrito já tinha dito antes «Tudo no mundo é átomos e espaço vazio») mas fala, além de coisas da física e da química, de muitas outras coisas: biologia, psicologia, filosofia, etc.

O blog que partilha o título com o poema de Lucrécio falará também de várias coisas do mundo, procurando expor a sua natureza. Partirá da realidade do mundo (o nosso mundo, feito de átomos e espaço vazio) para discutir o empreendimento humano da descoberta do mundo, que é a ciência, e as profundas implicações que essa descoberta tem para a nossa vida no mundo. Mostrará o que é a ciência (história e filosofia da ciência, cultura científica, aplicações da ciência, riscos, educação científica, arte e ciência, etc.).

Enfrentará a anti-ciência nas suas várias formas, sejam elas fraude, demagogia, pseudo-ciência, superstição ou simples erro. Falará em particular do caso português e da nossa necessidade de mais e melhor ciência para sermos um país mais culto, mais desenvolvido e mais livre.»

Um ano e mais de meio milhão de visitas depois, esperamos ter cumprido o nosso propósito e reiteramos o manifesto com que nos lançámos na blogosfera. Obrigado a todos os que nos visitam, sem os nossos leitores esta aventura não seria possível.

16 comentários:

Fátima André disse...

Parabéns!
O De Rerum Natura está a prestar um excelente serviço público de informação. Um dos melhores contributos da bloglosfera pela qualidade e pela diversidade de áreas do conhecimento que aqui se debatem.

Unknown disse...

Muitos parabéns!
Faço minhas as palavras da Fátima André: um blog cinco estrelas

Obrigado a todos os colaboradores por um ano de serviço público.

Anónimo disse...

Parabéns! Nunca desistam.
rm

Rolando Almeida disse...

Parabéns! O meu presente de aniversário é este: em um ano apenas, já aprendi imenso com o Rerum Natura. Se pensarem algum dia em colocar o blog pago, eu pagarei a minha subscrição com gosto.
O conhecimento é a maior dávida de um ser humano aos outros.
Rolando Almeida

Rosario Andrade disse...

Objectivo completamente cumprido, para mim o De Rerum Natura é o melhor blog de que tenho conhecimento, e visita diária assídua e obrigatória.
Parabéns!

Unknown disse...

Muitos e muitos parabéns e que continuem a iluminar a blogosfera nacional!

Muitos milhões de visitas e o mesmo propósito por muitos anos são os meus desejos nesta data querida :)

guida martins disse...

Muitos parabéns e obrigada pelo primeiro ano do melhor blogue da blogosfera.
Cá estaremos diariamente por muito mais anos, se deus quiser :)

perspectiva disse...

Ao longo nosso debate com o Ludwig Krippahl temos sido confrontados com vários argumentos que, de acordo com o Ludwig, provam a evolução.

Os leitores do Rerum Natura, este blogue epicurista, naturalista e evolucionista, terão certamente interesse nos argumentos e contra argumentos que foram aduzidos.

Penso que é uma excelente forma de festejar o aniversário deste blogue.

Vejamos os argumentos do Ludwig e as respostas criacionistas.

1) Gaivotas dão diferentes subtipos de gaivotas, logo existe evolução.

Os criacionistas dizem: gaivotas dão gaivotas, o que corrobora o ensino bíblico de que os seres se reproduzem de acordo com a sua espécie.

2) Moscas dão moscas, logo existe evolução.

Os criacionistas dizem: moscas dão moscas, o que corrobora igualmente o ensino bíblico de que os seres se reproduzem de acordo com a sua espécie.


3) As línguas evoluem, logo existe evolução.

Os criacionistas dizem: as línguas são sistemas intelectuais de codificação e armazenamento de informação, evoluindo graças a um imput de inteligência.

Elas corroboram a origem inteligente do homem, da linguagem e das línguas, exactamente como a Bíblia ensina em Génesis.

4) A mitose e a meiose são processos naturalisticos de surgimento de DNA.

Os criacionistas dizem: trata-se aí de um mecanismo de cópia altamente precisode informação genética pré-existente, cuja origem não se explica e que garante, desde logo, a reprodução dos vários seres vivos de acordo com a sua espécie.

Nessa cópia, regulada pelo próprio código genético, não se criam estrutura e funções que não estejam na informação copiada.

A mitose e a meiose não explicam como é que o RNA poderia existir sem DNA, as enzimas e as proteínas sem RNA e o DNA sem enzimas.

Acima de tudo, nem a meiose nem a mitose explicam a origem da informação genética (elemento imaterial) armazenada no DNA (elemento material).

5) Todo o o conhecimento científico é empírico.

Os criacionistas dizem: não existindo nenhum fundamento empírico que permita demonstrar a verdade dessa informação, só podemos concluir pelo carácter fideísta e ideológico dessa afirmação.

Os criacionistas estão, portanto, inteiramente legitimados na sua crença na afirmação bíblica de que todo o conhecimento científico deve começar com Deus e com a sua Palavra.


6) A existência de fósseis prova a evolução.

Os criacionistas dizem: a existência de fósseis indicia um sepultamento abrupto de biliões de seres vivos, antes de haver tempo de se decomporem ou serem devorados pelos predadores.

Ela é uma evidência de um cataclismo global, como o que é referido na Bíblia.

A perfeição e funcionalidade dos seres fossilizados e a proliferação de fósseis em posições anómalas (de acordo com a coluna geológica evolucionista), de fósseis polistráticos e de fósseis vivos só mostra que a existência de fósseis nada tem que ver com a evolução, tendo antes tudo que ver com a criação especial e com o dilúvio.


7) As cebolas e o sistema digestivo das vacas são evidência de mau design.

Os criacionistas dizem: uns e outros funcionam bem, cumprindo a sua função.

Se ambos são o resultado de mau design, o mesmo se deve aplicar ao cérebro do Ludwig, que deve a sua origem ao mesmo processo.

Assim sendo, ficamos sem um fundamento racional para aceitar qualquer afirmação originada no cérebro do Ludwig ou em qualquer outro cérebro, na medida em que o seu funcionamento pode estar afectado à partida por sintomas de mau design.

Em última análise, essa afirmação do Ludwig leva à negação da razão e da racionalidade, já que nada nos garante que o cérebro do Ludwig funcione melhor do que uma cebola ou do que o sistema digestivo das vacas. Os criacionistas rejeitam as premissas do Ludwig e as conclusões a que elas conduzem.

8) A produção de betalactamases é uma evidência de evolução, providenciando um mecanismo de modificação e hereditariedade.

Os criacionistas dizem: trata-se aí da síntese de um catalizador de banda larga, com perda de especifidade das enzimas e, por conseguinte, com perda de informação.

A sua rápida proliferação nas bactérias deve-se à transferência de informação genetica entre diferentes bactérias, por via da de plasmidos-R(resistência) e não à criação e codificação de informação genética nova, codificadora de estruturas e funções mais complexas.

Ou seja, o Ludwig Krippal foi bem enganado.

Ele aceitou acriticamente a filosofia naturalista e o seu cololário evolucionista pseudo-científico.

Ele ignorou o que todos podem observar: as mutações aleatórias e a selecção natural, longe de criarem e codificarem informação genética nova, diminuem a quantidade e a qualidade da informação genética disponível, conduzindo a deterioração e a extinção das espécies, e não à sua origem e evolução.

Ele ignorou, do mesmo modo, que o DNA refuta, por si mesmo, o materialismo, na medida em que ele tem um elemento imaterial (informação codificada; código) a par de um elemento material (molécula do DNA). A vida necessita sempre de uma fonte inteligente de informação.


Quem enganou o Ludwig?

A Bíblia tem a resposta: Santanás, que é mentiroso e homicida desde o princípio.

No caso do Ludwig, a mentira revela-se na sua aceitação acrítica da teoria da evolução, sem qualquer fundamento científico.

O homicídio revela-se no facto de esta teoria criar no Ludwig a ilusão de que tudo se pode explicar sem Deus, levando o Ludwig a rejeitar a possibilidade de vida eterna oferecida por Jesus Cristo.

O Ludwig tem mostrado padecer desta ilusão, apesar de não existir qualquer explicação física e química para a origem do hipotético Big Bang e da vida.

O nosso debate com o Ludwig procurou apenas mostrar-lhe, enquanto é (há) tempo, que o mesmo construiu a sua casa sobre a areia e convidá-lo a construir a sua casa sobre a Rocha, que é Jesus Cristo.

O mesmo se aplica, mutatis mutandis, à Palmira Silva e aos leitores deste blogue.

Anónimo disse...

E vejam só, nessa internet gigante, achar um blog como o "De Rerum Natura " é como achar um tesouro.
Parabéns, que se esse aniversário e repita por muitos e muitos anos.

[s]s

Aqualung disse...

Parabéns, obrigado por divulgarem ciência e promoverem a curiosidade científica com os vossos interessantes posts.

Obrigado também por nos proporcionarem momentos únicos, é certo que não estamos no Hyde Park, mas não deixamos de ter criaturas como o "perspectiva" para nos divertir com o seu patético discurso.

Anónimo disse...

Parabéns e obrigado pelos ensinamentos que, diariamente, nos são aqui oferecidos.

RJ disse...

Pelo conhecimento e contra a banha da cobra,

Parabéns DRN (um dos melhores blogues em Portugal), contem muitos!

D. Frederico disse...

Um fim de semana quase perfeito. Lx. 7,8 e 9 de Março de 2008.

0. R.N. fez um aninho: que lindo bebé!
1. 100 000 manifestantes em Lisboa a favor da escola pública, da democracia;
2. 18 000 apreciadores de música alternativa, num extraordinário concerto dos The Cure, no Pavilhão Atlântico;
3. 11.064.524 de votos a favor de uma Espanha laica e moderna;
4. 60.ª início do Campeonato do Mundo de motogp.
5. Sentir a Primavera no Alentejo e a nevar na Estrela.

Obrigado Palmira pela sua energia e inteligência.

P.S. No sítio dos The Cure há ligação para The Brights.. E esta hein?http://www.thecure.com/default.asp

Ainda se lembra de mim?

Filipe Moura disse...

Embora algo atrasados, muitos parabéns a todos.

Palmira F. da Silva disse...

Obrigado a todos pelas palavras, mesmo ao perspectiva pelo momento zen que nos proporcionou que simultaneamente é auto-explicativo do último parágrafo do nosso manifesto ...

Caro D. Frederico, claro que me lembro de si :-)

paulu disse...

Muito atrasado, que tenho andado por fora, ainda assim junto não só os meus parabéns, mas também os votos convictos de muitos mais «posts», comentários, e discussões.

E obrigado a toda a equipa pelo belo trabalho que fazem.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...