sexta-feira, 21 de março de 2008

Galileu ganha uma estátua no Vaticano

Leio na última "Science" que, agora que se aproximam as comemorações dos 400 anos das primeiras observações com o telescópio (2009 será, por isso, o Ano Internacional da Astronomia) , vai ser erguida uma estátua a Galileu nos jardins do Vaticano. Muito bem!

Relembro que o anterior papa, João Paulo II, tinha mandado reexaminar o processo de Galileu e, perante as conclusões do relatório, reconheceu que a sua condenação foi um erro judicial. Mas agora trata-se de ir mais longe e de lhe erguer um monumento perto do sítio onde foi julgado. Mais pormenores podem ser vistos aqui na notícia dada há já alguns dias pelo "Times". Um amigo meu comentou que o próximo passo será a canonização...

5 comentários:

Unknown disse...

Giordano Bruno é que nada...

O caso Galileu está tão mediatizado que a ICAR não tinha outro remédio. Por ouro lado, Galileu não foi queimado na fogueira como Bruno por isso até dá um ar de "progressismo" a uma igreja que está cada vez mais virada para o passado.

Daqui a quantos séculos irão fazer uma estátua ao preservativo?

Anónimo disse...

a canonização é que não!!!! podem admitir o erro e pedir desculpa, mas porra não abusem!!!

Anónimo disse...

Tinha ficado com a ideia que o Papa Bento XVI tinha dito que o julgamento de Galileu tinha sido "justo", o que me provocou uma sensação extremamente visceral de asco. Erguer uma estátua a Galileu é claramente um passo importante e louvável, mas tal como mencionou a Rita, é importante não esquecer que o caso Galileu é um caso mediático, e que houve outros indivíduos, menos emblemáticos, que sofreram perseguição semelhante ou pior pela mesma dedicação à verdade característica de Galileu.
Não me parece que haja jardins suficientes no Vaticano para erguer estátuas a todos.

Diogo

Anónimo disse...

Esperemos que os defensores da revolução francesa se lembrem de erigir uma estátua a Lavoisier...

anónimo disse...

Interessante.... não se sabe no público nada desse tal julgamento, ou julgamentos. Certamente não tiveram como objecto a questão cientifica.

Nao digam que a "Igreja pediu desculpa" ou " a Igreja admitiu o erro"... isso não aconteceu nem poderia acontecer. Quem parece que quase o fez foi a pessoa de João Paulo II.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...