quarta-feira, 9 de outubro de 2019

ÓPERA E A TABELA PERIÓDICA NO RÒMULO



O QUÍMICO JOÂO PAULO ANDRÉ FALA SOBRE “ÓPERA E A TABELA PERIÓDICA“
No próximo dia 10 de Outubro, quinta-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, João Paulo André, Professor de Química da Universidade do Minho, vem falar sobre Ópera e Tabela Periódica.
Apaixonado pela ópera, João Paulo André vai expor as ligações antigas entre a química e a ópera: desde o fogo elementar da Antiguidade à alquimia, e desta ao fogo atómico - que é como quem diz de "O Crepúsculo dos Deuses" de Wagner a "Doctor Atomic" de Adams, passando por "Der Alchymist" de Louis Spohr.
A apresentação será de Carlos Fiolhais, Director do Centro. A entrada é livre. Haverá lugar a diálogo com o público.
Biografia breve:

João Paulo André licenciou-se em Química (ramo educacional) pela Universidade de Coimbra e doutorou-se em química pela Universidade de Basileia, Suíça, com uma tese sobre complexos metálicos para imagiologia médica. É Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade do Minho.

Os seus actuais interesses académicos incluem a história da química e a divulgação científica. De entre as suas publicações (artigos científicos, artigos de divulgação e capítulos de livros) conta-se uma análise crítica da presença da química e da farmácia na obra de Eça de Queiroz (in “Dicionário de Eça de Queiroz”, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2015) e o livro “Poções e Paixões – Química e Ópera” (Gradiva, 2018; 2ª edição 2019). O seu artigo Opera and Poison: a Secret and Enjoyable Approach to Teaching and Learning Chemistry, publicado no Journal of Chemical Education em 2013, foi o mais lido desse ano e esteve na origem de uma série de entrevistas concedidas a meios de comunicação internacionais, como The Scientist (EUA), The Boston Globe (EUA), Ciência Hoje (Brasil), e Chemiextra (Suíça).

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...