segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Limite(s): Experiências e Desafios da Humana Condição


II Congresso Internacional
Limite(s): Experiências e Desafios da Humana Condição

Em geral, associamos o conceito de limite a fronteira, marco, fim, baliza, magnitude fixa, obstáculo, restrição e repressão (social, física, psíquica, legal), à linha, real ou imaginária, que separa algo (espaço, tempo, sentimento, capacidades, forças). O limite insere o ser humano no universo do conhecido, do vivido, do dominado ou possuído, do que se alcança; o limite faz-se necessário: é frente a um limite que uma coisa se define, ganha forma, se diz, é o que é.
Paralelamente, e em sentido inverso, o limite oferece-se ao humano, hoje como nunca, como um ponto de partida, como um começo, como um desafio ao mais além. E esta projeção é uma experiência por acontecer, é o desconhecido por revelar, é o real por criar; é um mais além de uma finitude – um desafio à condição bio-psíquico-socio-cultural-espiritual –, que traz já em si mesma a pergunta pelo limite deste por acontecer, por revelar, por criar. O conceito de limite tem como correlato, então, os conceitos de eternidade, imensidão, incomensurabilidade, superação, libertação.
O segundo congresso internacional promovido e dirigido pelo IEAC-GO – Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização propõe-se abordar o tema do(s) limite(s), em todas as suas aceções e em todos os campos do saber. Decorrerá na cidade de Viseu, nos dias 12, 13 e 14 de março de 2020, e aceita propostas de comunicação até ao dia 15 de novembro de 2019.
Mais informação em https://congressointernacionallimites.pt/

--
Para deixar de receber as nossas divulgações, contacte-nos diretamente para ieccpma@gmail.com.
--
Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA)
Rua de São Bento, 19 | 2775-528 Carcavelos
(+351) 96 99 777 02 | ieccpma@gmail.com

Online em

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...