sábado, 26 de outubro de 2019

Ensino público é...

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência disponibilizou, como em anos anteriores, um documento designado por "Educação em Números - Portugal 2019”. 

Aí consta um glossário de termos oficiais, que, por isso mesmo, por serem oficiais, devem ser reconhecidos e usados com o significado que a tutela lhes atribui, nos mais diversos discursos que se reportam a esse sistema.

Um dos termos é ensino público. Como em documentos da mesma natureza, publicados em anos anteriores, é definido da maneira que se segue (cf. pág. 99) (os sublinhados são meus):
"Ensino cujo funcionamento e gestão é da responsabilidade exclusiva do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais ou de outras pessoas de direito público. 
Notas: inclui-se as fundações instituídas nos termos do regime jurídico dos estabelecimentos de ensino superior".
A "responsabilidade exclusiva" (pelo funcionamento e gestão) do ensino público, cabe, portanto, ao Estado e, como consta em diversos normativos publicados de 2012 a esta parte, a uma multiplicidade crescente de "pessoas de direito público". É, portanto, pouco "exclusiva". Acresce que em algumas (ou muitas) "pessoas de direito público" não se consegue vislumbrar qualquer vocação educativa.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...