sexta-feira, 18 de outubro de 2019

“LEONARDO DA VINCI: UMA “ARTE” DO INTERVALO”


O popular ciclo de palestras de divulgação científica “Ciência às Seis” está de volta e vai começar a 4.ª temporada!

Na próxima 4.ª feira, dia 23 de Outubro de 2019, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra LEONARDO DA VINCI: UMA “ARTE” DO INTERVALO”, por Cláudia Ferreira, investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

Esta palestra permitirá a divulgação e discussão de um olhar singular e inovador sobre a importância da obra pictórica de Leonardo da Vinci no despertar da ciência moderna. Enquadra-se de forma pertinente nas comemorações dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci que se celebra durante 2019.

O ciclo “Ciência às Seis” é coordenado por António Piedade, Bioquímico, escritor e Divulgador de Ciência.

Sinopse da palestra: "Leonardo da Vinci, tomado como filho exemplar do Renascimento, fincou-se, talvez como nenhum outro homem, na vertigem que separa a ciência da arte, e vice-versa. Com efeito, é no século XVI que se abre, através do mergulho perpetrado pela anatomia no corpo humano, o solo da ciência moderna, ao mesmo tempo que se preparam os fundamentos do mundo entendido enquanto imagem. Na formulação de tal imagem avulta a arte, e especificamente a pintura, como aquela que delimita e enquadra, aquela que de forma económica melhor coloca o humano em cena, oferecendo-lhe então um espelho de grande eficácia. Nesta ocasião iremos deter-nos precisamente na vertigem que separa a ciência da arte, e vice-versa, tendo como timoneiro Leonardo da Vinci e a diferença sexual como ângulo que abre a nossa perspectiva."

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em geral e interessado
Link para o evento no facebook

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...